IV Expedição do Projeto Livro e Documentário “As Grutas do Ibitipoca”

Ataliba_Ponte de Pedra

Entre os dias 25 e 30 de março de 2024, ocorreu a IV expedição do projeto Livro e Documentário As Grutas de Ibitipoca, que contou com a participação de membros da SEE e dos espeleólogos Vandré Ulhoa Soares Guardieiro, Josiane Alves Moura e Ataliba Henrique Fraga Coelho. O foco desta expedição foi realizar as fotografias e imagens que irão compor o livro. Ataliba já contribuiu com fotos no livro Luzes na Escuridão volume 1 e 2, assim como elaborou um caderno de fotografias da Gruta dos Irmãos Piriás, uma das mais importantes cavernas da região cárstica de Lagoa Santa, além de ter contribuído com inúmeras fotos e imagens em relatórios técnicos, tendo, assim, um olhar apurado para captar as melhores cenas.

Durante a expedição, os integrantes da expedição ficaram alojados no Centro de Pesquisadores do Parque Estadual do Ibitipoca (PEIB), o que facilitou em muito o trabalho e, devido a isso, foi alcançado o objetivo de coletar imagens nas grutas Coelhos, Ponte de Pedra, Manequinho, Viajantes, Esse e Arco do Arlete (Abelhas) (SEE, 2023). Apesar da chuva constante e do frio, intensificado nas grutas Viajantes e Arco do Arlete, onde a morfologia das cavidades é propicia a circulação do vento, a expedição conseguiu capturar boas imagens.

A SEE gostaria de agradecer a Diretora do PEIB, Clarice Marinho, aos funcionários e colaboradores, pelo apoio dos veículos e pelo alojamento, e os espeleólogos Ataliba Coelho, Josiane Moura e Vandré Guardieiro, pelo interesse e disponibilidade em contribuir com essa importante obra, que visa apresentar para a comunidade em geral, as belezas e peculiaridades desta importante Distrito Espeleológico Ibitipoca, pertencente a Província Espeleológica Quartzítica Andrelândia (CORRÊA-NETO e DUTRA, 2017).

Bibliografia:

SEE (2023). Relatório do Projeto Aspectos Espeleoturísitcos do Parque Estadual do Ibitipoca.

CORRÊA-NETO, A.V.; DUTRA, G. (1997). A Província Espeleológica Quartzítica Andrelândia, sudeste de Minas Gerais. In: RASTEIRO, M.A.; PEREIRA-FILHO, M. (orgs.) CONGRESSO BRASILEIRO DE ESPELEOLOGIA, 24. Ouro Preto. Anais... Campinas: SBE, 2017. p.37-43. Disponível em: https://www.cavernas.org.br/wp-content/uploads/2021/02/24cbe_037-043.pdf . Acesso em: 22/04/2024.

Participantes SEE: Thiago Nogueira Lucon e Tiago Vilaça Bastos (Fox).

Espeleólogos convidados: Josiane Moura, Vandré Guardieiro e Ataliba Coelho.

Texto: Tiago Vilaça Bastos (Fox).

Revisão: Beatriz Pires.

Este projeto é financiado por meio por via do Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica - TCCE 01/2022, celebrado entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Vale S.A., que tem como gestão operacional o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) e Autorização Instituto Estadual de Floresta IEF nº 070/2023.