Nivelamento de Topografia Subterrânea no Parque Natural Municipal das Andorinhas, Ouro Preto - MG

nivelamento_abril

A Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) promoveu uma nova atividade de nivelamento de topografia subterrânea, realizada na gruta Cavemina durante o dia 28 de abril de 2019. A cavidade está localizada no Parque Natural Municipal das Andorinhas (PNMA) em Ouro Preto e se desenvolve principalmente no quartzito. Este ambiente natural foi explorado em busca de ouro pelas atividades de mineração nos séculos XVIII e XIX. A gruta possui diversas galerias abertas por conta da prospecção mineral, onde é possível observar diversos registros da ação humana. Em alguns condutos é possível observar “canaletas” para desviar os fluxos de água na época. Além disso, a cavidade possui muitas ramificações, grande desenvolvimento e curso de água perene.

O nivelamento tem como objetivo ensinar e aprimorar as técnicas utilizadas em campo para os membros da SEE. A atividade é uma forma de fixar conceitos importantes sobre a realização de um mapa espeleológico, além de familiarizar os membros mais recentes com as funções que existem neste tipo de trabalho. Esta atuação é fundamental para o desenvolvimento dos trabalhos da entidade, visto que diversos projetos realizados pela SEE envolvem a topografia de cavidades subterrâneas.

A gruta é um local de grande relevância para a região, que conta com poucos estudos na área de espeleologia e preserva registros da exploração aurífera. A Cavemina pode ser acessada facilmente através de uma trilha curta, de aproximadamente cinco minutos a partir da portaria do parque, o que torna o exercício de nivelamento muito eficiente e funcional neste local. A atividade foi de grande relevância para os participantes e proporcionou uma maior compreensão das técnicas de topografia subterrânea, além de promover a interação entre os membros da sociedade e o patrimônio espeleológico da região.

Confira o vídeo sobre a atividade através do link abaixo:

Nivelamento de Topografia aos membros da SEE

Participantes: Aline Souza, Celso Constâncio, Gabriel Amora, Gabriel Lourenço, Giovana de Paula, Guilherme Ribas, Lucas Dorine, Luiz Filipe, Rayane Freitas, Syro Lacerda, Wilker Soares, Yanê Arruda.

Fotos: Gabriel Lourenço.