Nivelamento: Espeleovertical

vert

 

Na tarde do dia 14 de abril de 2024, os membros da Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) reuniram-se na área externa do Departamento de Geologia (DEGEO) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), para praticar técnicas de espeleovertical ao ar livre.

O objetivo da atividade foi resgatar o conhecimento e a capacitação dos membros da SEE em relação aos procedimentos básicos relacionados às técnicas verticais aplicadas à espeleologia. Para garantir a segurança de todos, o treino foi idealizado e ministrado pelos próprios membros da SEE.

A metodologia do treino consistiu em familiarizar-se e utilizar os equipamentos de segurança de uso individual, compreendendo suas funções, e os procedimentos realizados na prática de vertical, como as técnicas de subida, descida e transposição de obstáculos. A prática ocorreu em uma das árvores da área externa do referido departamento, onde os membros aplicaram as técnicas de ancoragem, seguidas pela montagem de um circuito de fracionamento no intuito de simular a transposição dos obstáculos encontrados em cavernas.

A prática das técnicas de espeleovertical é mais uma das diversas técnicas aplicadas no mundo espeleológico. Com o intuito de desenvolver a autonomia, segurança e capacitação dos membros, a SEE aplica essas técnicas em vista dos diversos projetos que a entidade vem desenvolvendo em meios aos diversos e complexos carstes da região de Minas Gerais.

 

Participantes SEE: Bruno Diniz (Palkebranu), Celso Constâncio (Constâncio), Maira Mendes, Nícolas Grossi, Pedro Raphael e Paulo Eduardo (Tinganei).

Texto: Maira Mendes.

Revisão: Beatriz Pires.