Nivelamento: Topografia Espeleológica - Julho/2024

niv

No dia 06 de julho de 2024, foi realizada uma atividade de nivelamento espeleotopográfico na gruta Cavemina, no Parque natural Municipal das Andorinhas (PNMA), em Ouro Preto - MG. A prática do nivelamento é constante na Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) e tem como objetivo apresentar o trabalho espeleológico, como mapeamento, exploração e segurança, aos membros recentes da entidade. No caso da excursão à Cavemina, também é oferecida a oportunidade de conhecer uma cavidade com condições peculiares em Ouro Preto.

A Cavemina é uma cavidade labiríntica natural formada em rochas quartzíticas, que sofreu alargamentos devido à mineração aurífera nos séculos XVIII e XIX. A cavidade se estende por mais de 500 metros, em condutos de teto baixo, com diversas marcas de picaretas, algumas visivelmente perceptíveis, enquanto em outras não é possível afirmar se foram formadas naturalmente ou não. Em algumas galerias, há “canaletas” artificiais, possivelmente relacionada à necessidade de desvio de fluxo hídrico. A cavidade está ativa,  com um curso d’água perene percorrendo grande parte do seu desenvolvimento.

Ressaltamos que estas atividades de nivelamento têm como foco o treinamento, e não uma espeleotopografia oficial. Dessa forma, ocorre a capacitação dos membros da SEE, com revezamento de funções, algo fundamental para a manutenção da qualidade dos trabalhos da entidade, especialmente em vista dos projetos atualmente em andamento.

Nesse encontro, a atividade foi iniciada com uma discussão sobre a formação de cavernas em quartzitos, seu histórico na mineração e questões relacionadas à proximidade da cavidade à cidade de Ouro Preto. Em seguida, foram apresentados diversos materiais utilizados no mapeamento, como bússolas, trenas a laser e, por fim, as diferentes funções desempenhadas pela equipe. Após toda a teoria, os participantes foram divididos em duas equipes: uma dando sequência ao mapeamento da cavidade e outra voltada para o treinamento das funções. A espeleotopografia da Cavemina ainda não foi finalizada e está prevista para as atividades do Projeto Cavernas da Cabeceira do Rio das Velhas.

A SEE agradece à gestão do PNMA, e à Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Ouro Preto pela comunicação eficiente.

 

Participantes SEE: Beatriz Pires, Bruno Diniz, Gabriela Viana, Nícolas Grossi, Pedro Pires, Pedro Raphael e Rafael Silva.

Texto: Beatriz Pires.