NOTA DA DIRETORIA

A Sociedade Excursionista e Espeleológica vem a público pronunciar sobre o encerramento do caso de fraude de cota racial por um membro anteriormente afastado, vide nota publicada em maio de 2022 pela diretoria 21-22. As diretorias 21-22 e 22-23 entendem que os danos morais causados à entidade ferem o estatuto vigente. Recentemente o então membro afastado, reconheceu a fraude de cota. Sendo assim, ficou decidida a expulsão do membro e retirada do quadro de sócios da entidade.

Como relatado na nota anterior, quando procurada, a ouvidoria da PROGRAD informou que não concede acesso à processos administrativos a respeito de fraude de cota, dado o caráter sigiloso, e que quaisquer decisões após apuração destes, é publicada em boletins administrativos. Até o presente momento, a diretoria 21-22, não encontrou qualquer parecer da UFOP em boletins administrativos. 

As diretorias reconhecem as decisões tardias e desculpam-se novamente, sobretudo pelos membros e pessoas lesados por toda a situação. Reiteramos que a SEE defende o uso de cotas de maneira adequada e reconhece a sua importância para a garantia de um sistema de ensino mais igualitário.