Nota de Pesar

s

É com grande pesar que a Sociedade Excursionista e Espeleológica lamenta o falecimento de cinco homens e quatro mulheres do Corpo de Bombeiros durante um treinamento na caverna Duas Bocas, localizada na cidade de Altinópolis, o desabamento ocorreu no, dia 31 de outubro. Nos sensibilizamos com os familiares e amigos das vítimas do acidente e expressamos nossos sinceros sentimentos pela irreparável perda.

O grupo realizava um treinamento de resgate em lugares isolados e de difícil acesso, ainda passariam a noite para realizar uma simulação com equipamentos noturnos. Esse tipo de trabalho é fundamental para situações de acidentes envolvendo turistas e pesquisadores em regiões como essa, já que é um local rico em biodiversidade e também conta expedições científicas, como por exemplo equipes espeleológicas e de conservação ambiental.

Dadas as circunstâncias, é notório a importância de ter pessoas capacitadas para esse tipo de resgate dentro do Corpo de Bombeiros, em casos de acidentes em cavidades subterrâneas deve-se acionar o Corpo de Bombeiros Militar (193) para que a a Seção de Espeleorresgate da Sociedade Brasileira de Espeleologia - SER/SBE da região do acidente vá ao local. A SER/SBE reúne espeleorresgatistas em todo território nacional, atuando na prevenção de acidentes e assistência em resgates em meios subterrâneos, consolidando uma estrutura de espeleorresgate no Brasil fortemente preparada.

O espeleoresgate é uma ferramenta essencial para a segurança da equipe, pois, promove a capacitação dos membros para lidarem com situações de risco. Atualmente, a Sociedade Excursionista Espeleológica conta com integrantes que possuem curso de espeleoresgate.

Texto: Deyvid Silva Sampaio, Giovana de Paula e Maria Isidora R. Lopes.