PARTICIPAÇÃO DA SEE NO 48º CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA

F5

A 48ª edição Congresso Brasileiro de Geologia, realizado em outubro de 2016, na cidade de Porto Alegre –RS, foi um evento de grandes proporções com milhares de participantes e várias áreas de conhecimento disponíveis para publicação de artigos.
A Sociedade Excursionista Espeleológica esteve presente no 48º CBG representada por seus
membros que apresentaram o artigo fruto do projeto SEE Solidária. O artigo com nome “Ensino de geologia e espeleologia nas escolas públicas de Ouro Preto – MG” baseia-se na apresentação de temas relacionados a geologia / espeleologia, como patrimônio geológico, cuidados com a natureza, litologias presentes na cidade, etc., às escolas públicas de Ouro Preto – MG.
Além de apresentar este projeto, a SEE teve oportunidade de divulgar sua atuação no cenário nacional para universidades e empresas, juntamente com a organização do 34º Congresso Brasileiro de Espeleologia que será realizado em Ouro Preto em junho de 2017.Tendo em vista a importância das cavidades no cenário geológico, uma seção de geomorfologia e espeleologia teve destaque no evento.
Outros importantes trabalhos voltados a espeleologia foram apresentados como por exemplo: “Espeleogênese de Cavernas Colúvio-Marinhas da Ilha de Santa Catarina, SC, Brasil”, por Marinês, do Espelo Grupo Teju Jagua; Ian Chaves do Bambuí também apresentou o estudo sobre “Geoespeleologia da Gruta do Capão: aspectos estruturais e sedimentares e seus reflexos na morfologia, Serra do Espinhaço Meridional, MG, Brasil”.
A SEE agradece ao centro acadêmico de geologia, CAEG, da UFRGS por disponibilizar seu espaço para uma pequena exposição de seu acervo, tornando esta acessível para todos os alunos da Universidade, fortalecendo a presença das entidades acadêmicas no país.

SEE, mantendo a chama acesa desde 1937.