PARTICIPAÇÃO DOS MEMBROS DA SEE NO 8º CURSO BÁSICO DE ESPELEORRESGATE

peruaçu

 

Nos dias 7 a 15 de outubro foi realizado o 8º Curso Básico de Espeleorresgate, organizado pelo EGB (Espeleogrupo de Brasília) e pelo SSF (Spéleo Secours Français). O curso aconteceu no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, localizado em Fabião I, distrito de Itacarambi, Minas Gerais. Com a presença de 37 participantes incluindo 6 membros da SEE, sendo eles: Syro Lacerda, Guido Vernooy, Débora Lara Pereira, Paulo Eduardo Santos Lima, Bruno Diniz Costa e Wendy Tanikawa.

O curso foi dividido em módulos práticos e teóricos em que buscou-se aprimorar as técnicas verticais individuais dos participantes e oferecer noções básicas sobre o espeleorresgate. A parte teórica abrangeu: introdução e histórico do espeleorresgate na França e no Brasil, gerenciamento de risco, noções de bombeamento e ventilação, noções de desobstrução, noções de assistência à vítima (ASV), comunicação no espeleorresgate, noções de gestão em espeleorresgate, noções de resgate em espeleo-mergulho, ancoragens em espeleorresgate e progressões, evacuação técnica, tirolesa, freio de carga, guincho, contrapeso e balancin. Já a parte prática abrangeu: noções de desobstrução, ASV, movimentação da vítima e ponto quente, ancoragens e instalação de sistemas de progressão de maca, porteio – transporte da vítima com a maca -, comunicação no espeleorresgate, ancoragens em espeleorresgate e progressões, evacuação técnica, tirolesa, freio de carga, guincho, contrapeso e balancin.

Os módulos práticos aconteceram na Gruta Brejal, Gruta do Janelão e em fendas e paredões localizados dentro parque. No sábado, dia 14, realizou-se um simulado de resgate no Arco do André, para testar as práticas realizadas durante o curso. As equipes foram divididas de acordo com as aptidões dos participantes. Foram elas: gestão, ASV, comunicação, técnica e evacuação. Nele simulou-se desde o acionamento dos resgatistas para instalações na gruta até a retirada da vítima de dentro da caverna.

A SEE agradece à Geosol/ Fundação Vitor Dequech por possibilitar a presença de seus membros nesse importante evento da espeleologia no Brasil. À SSF, em especial Jean-François Perret e Laurent Chalvet por trazer essa oportunidade aos espeleólogos brasileiros. À EGB pela organização e aprendizado. Aos amigos socorristas pela convivência sadia, nos vemos em outras cavernadas!

Para perpetuar o conhecimento adquirido, os membros da SEE participantes do curso, planejam oferecer treinos de técnicas verticais semanais para os demais frequentadores da entidade. Com o objetivo de preparar seus membros para futuros cursos, e assim, fortalecer o espeleorresgate no Brasil.