Pré Curso Nacional - Simulado de Espeleorrresgate em Cordisburgo

O evento PRÉ CURSO NACIONAL é um simulado de resgate que ocorre anualmente e sempre precede o Curso Nacional Básico de Espeleorresgate. Normalmente é realizado em um final de semana e tem como organizador a Comissão de Espeleorresgate da SBE - CER.

Anualmente a CER organiza dois simulados nacionais (um durante o curso básico nacional e outro num evento isolado) que tem como principal objetivo principal reunir essas pessoas num treinamento único. Nele se reúnem todos os membros do setor pedagógico da entidade, ou seja as pessoas que estão ligadas ao ensino do espeleorresgate (Monitores, Instrutores Estagiário, Instrutores e Supervisores).

Também são convidadas pessoas que já participaram do curso básico de espeleorresgate e que podem contribuir de alguma forma com o setor pedagógico da CER, seja de forma direta (iniciando sua jornada pela posição de monitor) ou de forma indireta (sem participar diretamente mas auxiliando na organização e formatação de cursos.

Os objetivos deste evento são: (i) Realizar um treino técnico com membros do setor pedagógico e convidados; (ii) Debater a alinhar técnicas e procedimentos que serão ensinados no curso básico nacional e (iii) Realizar avaliação técnica/pedagógica dos participantes 

O evento aconteceu no último fim de semana do mês de maio e no dia 26 de maio de 2019 foi simulado um resgate na Gruta Morena, no município de Cordisburgo (MG). Durante esta simulação os participantes puderam compartilhar experiencias e desenvolver técnicas de equipagem e de progressão em corda. A simulação de resgate durou aproximadamente cinco horas.

 

Participantes: Syro Lacerda, Paulo Eduardo Lima, Wendy Tanikawa e Débora Lara Pereira