Projeto SEE Solidária na Escola Estadual Marília de Dirceu, Ouro Preto - MG

see_solidaria

Aconteceu no dia 17 de maio de 2019 uma nova ação do projeto SEE Solidária que, nesta oportunidade, foi realizado na Escola Estadual Marília de Dirceu, do bairro Antônio Dias em Ouro Preto, MG. Por meio de atividades interativas, a principal finalidade do projeto é promover a integração social, junto com a divulgação do conhecimento sobre o patrimonio ambiental. As apresentações aconteceram de maneira recreativa e contaram com explicações sobre o tema Espeleologia e suas ramificações, atendendo os alunos do ensino fundamental da rede pública.

A atividade teve início com a apresentação de um vídeo que introduz o ambiente cavernícola, chamando a atenção dos alunos para formas inéditas e singulares. Logo após, as crianças foram introduzidas a tópicos como bioespeleologia, espeleotemas, pinturas rupestres, importância ambiental do carste, além da apresentação de imagens de minas antigas e cavernas da região de Ouro Preto, mostrando suas respectivas diferenças.

A visita também contou com uma pequena exposição contendo os equipamentos utilizados na prática da espeleologia como capacete, macacão e headlamp. Além disso, os membros apresentaram uma maquete que representa as principais feições de uma caverna e suas formações, junto com mapas elaborados pela entidade e uma amostra de estalagmite que pertence ao Museu da SEE.

Os pequenos estudantes demonstraram muito interesse e curiosidade pelos temas apresentados, o que promoveu grande interação entre esses alunos e os membros da entidade. A abordagem elucidativa e dinâmica mostrou que a ciência pode ser acessível, em um futuro próximo, para esses estudantes.

O projeto cumpriu seus objetivos por alcançar a interação entre a universidade e a comunidade local, além de despertar o afeto pela espeleologia e estimular questionamentos sobre o desconhecido ambiente subterrâneo.

Texto: Rayane Freitas

Fotos: Márcia Ribeiro