Recepção aos Calouros da Escola de Minas, UFOP - MG

Calouros

Durante a tarde do dia 04 de abril, de 2021, a Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) marcou presença na Recepção aos Calouros da Escola de Minas para dar as boas vindas aos calouros dos cursos de engenharia e arquitetura. O objetivo do evento é apresentar as entidades estudantis e atlética aos alunos recém chegados.

Os representantes da SEE estavam caracterizados como em um dia de campo, isto é, vestiam macacão, capacete com headlamp, botinas e meião, buscando aproximar os calouros aos costumes da prática espeleológica. Foi organizado um estande que buscou reviver o tradicional “museu itinerante” da SEE, e acrescentar novidades, sendo as mesas compostas pela maquete estrutural de caverna, exemplares da revista Espeleologia, amostras de espeleotemas, rochas propícias à formação de cavidades, exemplares da fauna subterrânea, equipamentos de topografia, mapas espeleológicos e notebook exibindo vídeos de expedições da entidade (o link para acesso estará no final desta nota).

Durante o evento, os membros dialogaram com dezenas de calouros e também alunos que passavam por ali ou estavam representando outras entidades do evento, e apresentando-lhes a história da SEE, curiosidades espeleológicas, projetos e pesquisas em andamento. Dessa forma, além de proporcionar uma introdução ao ambiente cárstico, o evento serviu também como uma interação da SEE com outras entidades do campus.

A SEE agradece a iniciativa e o convite da Escola de Minas. O objetivo de motivar e inserir os novos universitários no âmbito acadêmico da espeleologia foi alcançado com sucesso.

Link para vídeos do youtube: Projeto PROVIVAS, Expedição PETAR e Expedição PETeR .

Participantes: Giulio Pacheco (PedKana), Beatriz Pires, Felipe (Beautiful), Gabriel Cimini (Intercambista) e Saulo Silva.

Texto: Gabriel Cimini (Intercambista) e Saulo Silva.

Revisão: Beatriz Pires.