A participação da SEE no Curso de Conservação, Redução de Impactos e Recuperação de Danos em Cavernas Turísticas, Parque Estadual do Ibitipoca - MG

Curso de Conservação, Redução de Impactos e Recuperação de Danos em Cavernas Turísticas

A Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) participou, entre os dias 07 e 11 de novembro de 2023, do Curso de Conservação, Redução de Impactos e Recuperação de Danos em Cavernas Turísticas, realizado no Parque Estadual do Ibitipoca (PEIB), MG. O Curso, ministrado pela espeleóloga Luciana Alt e o espeleólogo Vitor Moura, integrou o Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica (TCCE) celebrado com a Vale S. A., alinhado ao Plano de Ação Nacional para Conservação do Patrimônio Espeleológico Brasileiro (PAN Cavernas do Brasil) do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (ICMBio/Cecav), com gestão operacional o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (AIBS).

O PEIB, criado em 1973, possui registros de visitação desde o século XIX, perpetuados pelos registros do naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire em 1822. Atualmente são conhecidas mais de 52 cavernas distribuídas pelo Parque, sendo 10 deslas abertas à visitação turística. No entanto, o plano de manejo para essas cavernas foi publicado apenas em 2020. A partir de 2023 a empresa Parquetur venceu o edital de licitação de concessão com o PEIB para sua administração e uso público, contando com uma nova equipe que agora trabalha em conjunto com antigos funcionários e a gerência do PEIB.

Sendo assim o Curso de Conservação, Redução de Impactos e Recuperação de Danos em Cavernas Turísticas buscou, a partir das diretrizes deste Plano de Manejo Espeleológico, orientar suas ações, fornecendo bases de conhecimento de suma importância para aplicação de métodos de conservação consolidados do patrimônio espeleológico aos guias, comunidade local, administradores do parque e pesquisadores. O curso contou com a participação de 24 pessoas, selecionadas pela gestão do Parque, dentre elas três membros da SEE, condutores credenciados, brigadistas, funcionários do IEF e da Parquetur, além de pessoas da região e da comunidade local como guias e operadores de agencia turística local . O público variou em idades e formações acadêmicas, proporcionando um nivelamento de conhecimento e riqueza nas trocas de ideias.

Os instrutores Luciana Alt e Vitor Moura,espeleólogos desde a década de 90. Atuam na prática de conservação e recuperação de cavernas, desde 2002, quando realizaram o projeto de Conservação da Gruta do Ballet, em Matozinhos com a restauradora Helena David. Após os anos seguintes, Luciana e Vitor se dedicaram à conservação, recuperação e manejo de cavernas, se tornando referências no Brasil e desenvolvendo ações, cursos e consultorias.

Marcando o caráter excursionista da entidade, ao final do dia, no caminho de volta, os membros da SEE visitaram algumas grutas onde realizam pesquisas. Foram elas: Gruta Bola Gato, Gruta do Bocão e o famoso Abismo Aimoré, Gruta Monjolinho e Gruta Casas.

No último dia do curso, foi reservado um momento de palestras relativas a geologia e as formações cársticas em rocha siliciclástica (quartzito). O membro da SEE, Tiago Vilaça Bastos (Fox), detalhou o carste do Parque Estadual de Ibitipoca, apresentando parte dos resultados de sua pesquisa de mestrado.

A SEE gostaria de agradecer a Luciana Alt e Vítor Moura pelo curso e pelas trocas, a Clarice pela oportunidade em participar do curso e pelo constante apoio às atividades espeleológicas, aos funcionários do IEF e seus colaboradores, a equipe do Parquetur, aos demais participantes que enriqueceram o curso com as discussões e, por fim, às grutas de Ibitipoca que resistem ao tempo e nos permitem apreciar suas belezas, e fortalecendo o desenvolvimento das atividades coletivas.

 

Participantes: Beatriz Pires (Bia), Rafael Costa (Vaca) e Tiago Vilaça Bastos (Fox).

Texto: Beatriz Pires (Bia), Rafael Costa (Vaca), Tiago Vilaça Bastos (Fox).