A SEE no evento “Café Espeleológico” do LEHid, UFMG

No dia 1° de novembro, a Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) esteve presente no evento “Café Espeleológico”, realizado no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na cidade de Belo Horizonte. O evento foi organizado pelo Laboratório de Estudos Hidrogeológicos (LEHid) da UFMG, com o objetivo de reunir a comunidade espeleológica para discutir questões pertinentes à espeleologia brasileira.

O LEHid faz parte do Instituto de GeoCiências (IGC) da UFMG e é reconhecido pelos estudos promovidos em hidrogeologia, sendo coordenado pelos professores Paulo Henrique Galvão e Rodrigo Sérgio de Paula. Seus membros idealizaram o evento “Café Espeleológico” durante o 37º Congresso Brasileiro de Espeleologia como uma versão alternativa do tradicional “Café Hidrogeológico”. Compondo a equipe de docentes do laboratório, há três membros da SEE: Pedro Henrique Assunção (Smigol), Wendy Tanikawa e Gabriel Lourenço (Bob).

Durante o período da manhã, a EBrE foi apresentada e divulgada a partir de uma discussão sobre a importância da mesma na formação e conscientização da população em relação à espeleologia e ao patrimônio espeleológico em todo o território nacional. Por fim, foi feita uma chamada para o Multiverso Espeleológico, evento que ocorrerá em Montes Claros em 2024. Na palestra sobre a SER, a discussão abrangeu diversos questionamentos em relação à segurança dos espeleólogos, destacando a importância, principalmente da SER, como entidade educadora na prevenção de acidentes.

Durante o período da tarde, a primeira palestra foi ministrada por Elizandra Gomig, atual presidente da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), seguida da Leda Zogbi, do Meandros Espeleo Clube, depois Jocy Cruz, coordenador do CECAV e então Georgete Dutra, do núcleo de espeleologia da Vale. Por fim ocorreu a mesa redonda, intermediada por Mariana Barbosa Timo, abordando o tema “A participação da comunidade espeleológica na gestão do patrimônio nacional”, assunto que gera debates e questionamentos sempre muito importantes.

Agradecemos ao IGC-LEHid pelo convite e pela organização do evento, à UFMG por toda a estrutura disponibilizada, à SBE, ao CECAV pelo apoio e aos participantes do evento por toda a troca de experiências proporcionada pelas discussões promovidas no evento e pela interação entre os membros da comunidade espeleológica nacional. Nos encontraremos novamente no Multiverso Espeleológico em 2024!

Participantes: Ana Eliza Medeiros (BDF), Luis Miguel Oliveira, Giulio Pacheco (PedeCana), Joaquim Irías (Joca), Pedro Henrique Assunção (Smigol), Wendy Tanikawa e Gabriel Lourenço (Bob).

Texto: Joaquim Irías (Joca), Bruno Diniz (Palkêbrandu) e Beatriz Pires.