A SEE no projeto “Escola Vai ao Parque” da Secretaria de Meio Ambiente PMOP, Ouro Preto - MG (Maio I)

capaproj

O projeto “Escola Vai ao Parque” é uma iniciativa de educação ambiental promovida pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Ouro Preto (PMOP). O objetivo do projeto é conscientizar os alunos das escolas de Ouro Preto sobre a importância da preservação ambiental, utilizando as maravilhas naturais de Ouro Preto como sala de aula.

Por convite do Diretor Municipal de Parques e Áreas Protegidas, Pedro Rodrigues (Preto), a Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) ministrou uma palestra sobre o mundo espeleológico e sua importância para o meio ambiente. A palestra foi realizada na emblemática Lapa de Antônio Pereira.

No dia 09 de maio de 2024, no distrito de Antônio Pereira, Ouro Preto - MG, a visita à Gruta Nossa Senhora da Lapa foi realizada. A excursão contou com a presença de 20 alunos do 6° ano da Escola Municipal Izaura Mendes, sob a supervisão da professora de Geografia, a geógrafa Natália de Deus, e do professor de História, o historiador Breno Vinícius Marques.

Durante a palestra, os membros da SEE abordaram a importância das cavernas para o meio ambiente, como a Gruta da Nossa Senhora da Lapa se formou e como visitar cavernas em segurança. Além disso, a equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Ouro Preto expôs a importância das principais Unidades de Conservação do município.

Ao final da atividade, pôde-se perceber nas expressões das crianças e em suas conversas o sentimento de importância em preservar as unidades de conservação do município, incluindo as cavernas. O relato dos professores sobre estas visitas também foi motivador.

A SEE agradece o convite e se coloca à disposição para novas futuras parcerias.

Acesse a matéria da Secretaria do Meio Ambiente aqui: Instagram https://www.instagram.com/p/C6wlU26ulzH

Acesse a matéria da Prefeitura de Ouro Preto aqui: Site Oficial https://www.ouropreto.mg.gov.br/noticia/4154

Participantes SEE: João Victor Dias (Broca), Luiz Filipe Leite (Bunitu), Saulo de Paula.

Participantes Equipe de educação Ambiental da PMOP: Filhinha Melo, Bernardo Marotta, Alzineth Adriana Silva Lopes Cabreira

Texto: Luiz Filipe Leite (Bunitu).

Revisão: João Victor (Broca), Beatriz Pires.