A SEE no projeto “Escola Vai ao Parque” da Secretaria de Meio Ambiente PMOP, Ouro Preto - MG (Maio II)

nota

No dia 21 de maio de 2024, a Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) participou de mais uma edição do projeto “Escola Vai ao Parque”, promovido pelo Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Ouro Preto. Este projeto visa conscientizar crianças, jovens e professores sobre a importância da preservação do meio ambiente e as consequências da sua degradação, e a SEE corroborou com a proposta apresentando o fascinante mundo da espeleologia.
Nessa edição, foi visitada a Gruta Nossa Senhora da Lapa, localizada no distrito Antônio Pereira, Ouro Preto - MG, e contou com a participação dos alunos do 9º ano do ensino fundamental II da Escola Estadual Ouro Preto, (antigo Colégio Polivalente). A atividade começou com uma palestra da chefe do Departamento de Educação Ambiental, Filhinha Melo, sobre as Unidades de Conservação municipais, sua importância para preservação e os serviços ambientais prestados ao o município, como a história social da gruta Nossa Senhora da Lapa.
Na segunda etapa, os membros da SEE realizaram uma palestra sobre o mundo espeleológico e sua importância para o meio ambiente, abordando também os cuidados de segurança ao entrar numa cavidade subterrânea e como se comportar ali dentro. Ao que se seguiu, os alunos e professores participaram de uma visita monitorada à Gruta Nossa da Lapa, onde puderam aplicar o conhecimento adquirido e se sensibilizar quanto ao ambiente cavernícola.
No mesmo dia e local, os alunos do 5° ano do ensino fundamental I da Escola Municipal Monsenhor Castilho Barbosa também tiveram a oportunidade de conhecer a Gruta e vivenciar toda a experiência em uma visita guiada pelos membros da SEE e agentes do Departamento de Educação Ambiental da prefeitura de Ouro Preto.
O sucesso da iniciativa foi evidente nos relatos dos participantes. Andreia Delgado, Professora da Escola Estadual de Ouro Preto, comentou: "Fiquei impressionada com o local, foi minha primeira vez aqui também. Ver as interações dos alunos com o ambiente foi maravilhoso. Eles já estão pedindo para voltar".
A SEE se sente honrada em participar desta iniciativa que promove uma grande troca de conhecimentos e fortalece parcerias, estamos à disposição para mais visitações e palestras. Agradecemos aos agentes da Prefeitura Municipal de Ouro Preto e Departamento de Educação Ambiental.

Neste mês de maio de 2024, a Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) colaborou ativamente com o projeto “Escola Vai ao Parque”, promovido pelo Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Ouro Preto. Durante todo o mês, a SEE teve a oportunidade de atingir 83 pessoas sobre a importância da espeleologia e da preservação das cavernas. Dentre os participantes, estavam 69 estudantes (20 do 6 ° ano do ensino fundamental II, 23 do 9º ano do ensino fundamental II, 26 do 5° ano do ensino fundamental I ), 7 professores do ensino fundamental, 7 agentes do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Ouro Preto.

Acesse a matéria do Jornal Espeto aqui: Instagram

Acesse a matéria da Prefeitura de Ouro Preto aqui: Site Oficial

Acesse a matéria do Jornal Voz Ativa aqui: Site Oficial

Participantes SEE: Luiz Filipe Leite (Bunitu) e Saulo de Paula.
Participantes Equipe de educação Ambiental da PMOP: Filhinha Melo e Júlio Cezar.

Texto: Luiz Filipe Leite (Bunitu).
Revisão: Beatriz Pires.