A SEE participa do campo de planejamento do Multiverso Espeleológico

Entre os dias 11 e 14 de janeiro ocorreu a expedição de planejamento do Multiverso Espeleológico, evento que reunirá os encontros regionais de espeleologia: IX Encontro Mineiro; VII Encontro Nordestino; e I Encontro do Planalto Central; na cidade de Montes Claros - MG, do dia 30 de maio ao dia 02 de junho de 2024. A expedição contou com a participação de 11 pessoas. O objetivo principal foi realizar o reconhecimento dos espaços onde ocorrerão as atividades do evento e reuniões presenciais da comissão organizadora e membros apoiadores.

No dia 12/01/2024 os presentes se direcionaram ao Parque Estadual da Lapa Grande (PELG) para conhecer sua infraestrutura, trilhas e atrativos. Inicialmente foi exibido um vídeo de apresentação do PELG em sua sede administrativa e logo após a equipe partiu para as trilhas visitando pontos como a Lapa do Boqueirão da Nascente, Lapa Grande e Abrigo do Lagarto, passando por trilha com bosques e mirante que dá vista para um cânion. Na parte da tarde foi percorrida a trilha da gameleira, visitando a Lapa dos Cristais e a Lapa D’água.

No sábado 13/01/2024 o destino foi o povoado de Buriti do Campo Santo, local onde estão sendo propostas atividades educativas e recreativas com a comunidade. Foi feito reconhecimento da praça central, da sede da Associação de Pequenos Produtores Rurais e de seus entornos, além de conversa com moradores locais e visita a Lapa da Claudina e Lapa da Santa.

Durante os dias da expedição foram visitados pontos da cidade que poderão servir de apoio ao evento para confraternizações, cerimonias e atividades, como a Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), o Parque Sagarana e o Corredor Cultural Padre Dudu. Ocorreram ainda reuniões da equipe de organização e apoio para alinhar a programação, logística de atividades e objetivos do evento.

A proposta do Multiverso Espeleológico já foi divulgada na 451° edição do boletim SBE Notícias e pode ser acessada através de https://www.cavernas.org.br/sbe-noticias/. A programação detalhada será divulgada em breve também no boletim SBE Notícias e no site do evento: https://www.multiversoespeleo.com/ .

Participantes SEE: Mariana Timo (Mari), Vitor Martins (Pará) e Amanda Caporali

Participantes Espeleogrupo Peter Lund (EPL) e Instituto Grandes Sertões (IGS): Eduardo Gomes e Vanessa Barbosa

Participantes Espeleo Planalto Central (EPC): Felipe Araújo, Gustavo Soares, José Humberto de Paula e Regianne Kelly

Participantes Seção de Espeleorresgate da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SER – SBE): Bernardo Bianchetti e Kariel Araújo

Texto: Amanda Caporali e Vitor Martins (Pará).