A SEE participa do Treinamento de Porteio da SER/SUDESTE

 

PARTICIPAÇÃO DA SEE NO TREINAMENTO DE PORTEIO DA SER/SUDESTE

Na última quinta-feira (2 de novembro), foi realizado um Treinamento de Porteio, na cidade de Ouro Preto - MG. A atividade foi organizada pela Seção de Espeleorresgate - SER/Sudeste, direcionada aos espeleorresgatistas de Minas Gerais, e contou com a participação de 9 resgatistas, sendo 7 integrantes da Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE).

A SER é uma seção vinculada à Sociedade Brasileira de Espeleologia - SBE, e possui como principais objetivos a atuação na prevenção de acidentes em atividades relacionadas à espeleologia e a formação de espeleorresgatistas. Desta forma, este exercício visou colocar em prática as técnicas de resgate utilizadas pela SER, a fim de manter os espeleorresgatistas capacitados e preparados para cooperar com o poder público em um eventual resgate real.

O treino foi idealizado para acontecer em uma galeria artificial subterrânea, apresentando um cenário parecido, porém distinto em alguns aspectos das cavidades naturais. A instabilidade geomecânica e os condutos estreitos das minas como resultado das ações antrópicas na época da extração de ouro, são fatores dificultantes e por vezes limitantes na equipagem técnica do resgate, por exemplo. Diante disso, o local escolhido foi a Mina Velha, mina turística localizada no bairro Padre Faria, em Ouro Preto - MG.

Além destas peculiaridades, a opção por este tipo de ambiente se deu devido a realidade da cidade de Ouro Preto, que tem como um dos principais segmentos turísticos o Turismo Mineiro. O resgate de acidentados nas minas, pode ser tão ou mais dificultoso do que um resgate em caverna e, devido ao grande fluxo de turistas que visitam as minas de Ouro Preto, este treinamento foi extremamente importante para a capacitação dos resgatistas e para a proteção da sociedade.

O treinamento consistiu apenas em extrair a "vítima" utilizando uma maca específica, desenvolvida para resgates em cavernas. Durante um resgate real, são formadas diversas equipes com funções que vão desde o atendimento inicial à vítima até a remoção do acidentado. Nessa simulação, optou-se por formar apenas uma Equipe de Evacuação, também conhecida como Equipe de Porteio ou EVAC.

Um Chefe de Equipe foi nomeado e se tornou responsável por gerenciar os resgatistas durante o treino. Durante a simulação, em alguns momentos o chefe de equipe subdividiu a equipe em razão da urgência ao atendimento à "vítima" antes da chegada da EVAC e da necessidade de apoio técnico para transpor trechos de maior dificuldade de locomoção da maca e da equipe.

Sem nenhum imprevisto, a simulação foi um sucesso e foi um excelente exercício para capacitação dos resgatistas, exigindo o uso de novas técnicas de transposição de obstáculos e forçando a improvisação em alguns momentos, devido a singularidade do cenário utilizado. A SEE parabeniza à SER pela iniciativa e agradece ao Hanster Silva, guia de turismo local de Ouro Preto, pela disposição, interesse e parceria de sempre.

 

Abaixo, segue o relatório da simulação:

O pré-acionamento foi feito via whatsapp no dia 30 de outubro. Os resgatistas com disponibilidade confirmaram presença e se reuniram próximo à sede da SEE no dia 02 de novembro, para início das atividades.

Treinamento de Porteio - SER/SUDESTE, Ouro Preto - MG, 02 de novembro de 2023.

08:15 - Chegada ao ponto de encontro, próximo à sede da SEE.

08:45 - Saída do ponto de encontro, próximo à sede da SEE.

09:05 - Chegada ao ponto de encontro, próximo à mina.

09:20 - Saída do ponto de encontro, próximo à mina.

09:30 - Chegada na mina.

09:42 - Entrada da vítima na mina.

09:50 - Amigo da vítima sai da mina à procura de socorro.

09:55 - Entrada da equipe de resgate na mina.

10:19 - Chegada na vítima. Vítima se queixando de dor nas pernas e frio.

10:25 - Vítima comeu biscoitos e bebeu água.

10:34 - Vítima pronta na maca.

10:50 - Envelopagem final da maca.

10:54 - Início da evacuação.

12:00 - Parada pra equipe se alimentar. A vítima continua se queixando de muita dor nas pernas, porém não se queixou mais do frio desde que entrou na maca.

12:24 - Passagem da maca por trecho técnico (ladeira do pneu).

13:06 - Vítima fora da mina.

13:08 - Vítima fora da maca.

13:15 - The Briefing sobre a atividade.

13:30 - Encerramento. Resgate concluído!

 

Tempo de atendimento à vítima até início da evacuação: 35 minutos.

Tempo de deslocamento da vítima: 2 horas e 14 minutos.

Tempo total de resgate: 3 horas e 13 minutos.

Tempo total de atividade: 5 horas e 15 minutos.

 

Participantes e número SER:

Amanda Caporali - 322MG23 (SEE)

Bruno Diniz (Palkêbranu) - 230MG17 (SEE)

Deyvid Sampaio (Maçaneta) - 282MG22 (SEE)

Douglas Martins - 333MG23 (Associação de Canionismo GEBCAN)

Felipe Janeiro  - 286SP22 (Espeleo Grupo Rio Claro - EGRIC)

Hanster Silva (Grupo de Turismo Palma Preta)

João Victor Sousa Dias (Broca) - 321MG23 (SEE)

Tiago Vilaça Bastos (Fox) - 158MG15 (SEE)

Paulo Eduardo Santos Lima (Tinganei) - 226MG17 (SEE)

Vitor Martins (Parabrisa) - 328MG23 (SEE)

Texto: Bruno Diniz (Palkêbranu), Amanda Caporali.