Treinamento de Técnicas Verticais Aplicadas a Espeleologia

asd

O Curso de Espeleorresgate Pains 2022 é promovido pela Seção de Espeleorresgate da SBE (SER) e organizado pela Sociedade Excursionista e Espeleológica. Dado a sua proximidade, que ocorreu dos dias 03-10 de setembro, foi realizado entre os dias 27 e 28 de agosto um treino de técnicas verticais aplicadas a espeleologia para todos os participantes inscritos no curso, com local escolhido para a atividade o Parque Municipal das Andorinhas – Ouro Preto, MG.

O treinamento teve como objetivo nivelar, relembrar e ensinar as técnicas verticais aplicadas a espeleologia, para que, os alunos pudessem devolver um melhor aproveitamento e consequentemente elevar o nível do Curso de Espeleorresgate.

Devido à presença principalmente de abismos, essas técnicas são consideradas básicas para uma boa exploração. Neste curso, alguns alunos não são espeleólogos, e há presença de bombeiros militares, socorristas, canionistas, escaladores ou alpinistas industriais, estes que também utilizam de técnicas verticais e equipamentos similares para a prática de progressão por corda.

No âmbito espeleológico, há equipamentos próprios que devem ser utilizados para a prática da atividade, como por exemplo a cadeirinha, longes (corda presa a cadeirinha que tem como finalidade garantir a progressão segura do espeleólogo). Considerando isto, para este curso é essencial que os alunos inscritos saibam as técnicas verticais utilizando os equipamentos de espeleologia.

O treinamento realizado pela SEE contou com a presença de 15 alunos, dentre estes, 11 são membros da entidade. O treino consentiu com 4 linhas de progressão por corda, na qual, foi possível realizar rapel, ascensão, passagem de nó, fracionamento e corrimão. Além disso, foi retirado dúvidas sobre vida útil dos equipamentos e técnicas de auto resgate.

Agradecemos a todos os participantes presentes, em especial ao Tiago Vilaça por instruir as técnicas, e aos monitores Paulo Eduardo, Giovana de Paula e Guilherme Souza, assim como, ao Parque Municipal da Andorinhas por prontamente ceder o espaço para a realização da atividade.

 

Instrutor: Tiago Vilaça Bastos (Fox)

Monitores: Paulo Eduardo Santos Lima (Tinganei), Giovana de Paula e Guilherme Sousa (Minigente)

Alunos do curso de espeleorresgate: Alexandre Gontijo (Fedô), Cassimiro (SBE), Guido Vernooy (Criado Mudo), Dayvid (Maçaneta), Leandra Peixoto, Nilton (Nerea), Bruno (Paukebrandu), Guilherme Ribas, Bruno (Sedan), Pedro Henrique (Smeagle), Platini, Rafael

Participantes: Amanda Oliveira, Vitor Martins (Parabrisa), Maria Isidora (Zizi), Rafael Silva, Ana Eliza (BDF) e Gabriel Lourenço.

Autores: Ana Eliza, Maria Isidora e Tiago Vilaça (Fox).