Treinamento para utilização da BRIC 5

Treinamenti BRIC5

No dia 31/01/2023, a Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) participou do Treinamento para Utilização do equipamento BRIC 5 na empresa Spelayon Consultoria. O evento foi organizado por Mariana Timo, diretora técnica da empresa e sócia veterana da SEE, e teve como palestrante Marcelo Taylor, especialista em topografia espeleológica e sócio veterano da SEE. O objetivo do evento foi instruir a utilização do equipamento aos membros da SEE da atual geração, bem como aos funcionários e colaboradores da Spelayon Consultoria.

No mês de janeiro de 2024, a SEE adquiriu a BRIC5, um equipamento desenvolvido pelo  John Fiorini para o mapeamento de locais subterrâneos, como cavidades naturais. A BRIC5 possui alta precisão para medição de azimute, grau de inclinação, distância inclinada e distância horizontal entre pontos, e seus dados levantados podem ser enviados via Bluetooth para os principais aplicativos de mapeamento, como TopoDroid e CaveSurvey. Maiores detalhes podem ser encontrados neste link: https://www.bricsurvey.com/.

O treinamento começou com a apresentação do manual de instruções e comparação com outros equipamentos de função semelhante. Em seguida, os participantes se dividiram em três grupos, cada grupo com uma BRIC5 em mãos. Todas as funções do menu foram analisadas e o treinamento foi finalizado com dinâmicas práticas de medições e calibrações, as funções necessários para a realização das atividades espeleotopográficas. O treinamento será, à medida do possível, replicado aos demais membros atuais da SEE.

A SEE agradece à Spelayon Consultoria, em especial à Mariana Timo e ao Marcelo Taylor por, desde suas chegadas à SEE, atuarem fundamentalmente para o desenvolvimento da nossa entidade. Além disso, agradecemos a todos os envolvidos com o treinamento.

 

Participantes SEE: Beatriz Pires (Bia), João Victor Dias (Broca), Mariana Timo (Mari), Marcelo Taylor (Taylor), Vitor Martins (Pará) e Priscila Gambi (Pri).

Participantes Spelayon: Andreia de Carvalho, Barbara Colen, Elmir Borges, Ivia Lemos, Izabely Fernandes, Juliana Timo, Luiz Felipe Ferreira, Matheus Marques e Rodrigo Vidigal.

Texto: Beatriz Pires (Bia)