A quinta e última expedição do Projeto de Caracterização do Patrimônio Espeleológico no Parque Nacional das Sempre Vivas ocorreu entre os dias 15 de novembro e 1° de dezembro. A saída de campo teve como objetivo a realização da topografia de cavidades anteriormente prospectadas (agosto de 2019, primeira etapa do projeto) e a produção de mídias, para enriquecimento do acervo do projeto e da SEE. O levantamento topográfico ocorreu em cavernas na região central do parque e nas regiões do Rio Preto e Rio Jequitaí, acessadas pelo distrito de Curimataí, no município de Buenópolis.
Esta campanha contou com cinco membros da Sociedade Excursionista e Espeleológica: uma equipe formada por duas espeleólogas e três espeleólogos. Foram topografadas 8 cavidades desenvolvidas em litologia quartzítica, amostradas por relevância em relação à extensão, localização, importância local, aspectos geomorfológicos e arqueológicos. A atividade corroborou para a coleta de dados importantes para a caracterização das feições espeleológicas encontradas em diferentes regiões do PNSV.
A SEE agradece à comunidade de Curimataí, à gerência do Parque Nacional das Sempre Vivas, e aos brigadistas Emerson, Samuel, Geraldo e Nonô por todo acolhimento e recepção.
Participantes: Guilherme Augusto (Mini), Joaquim Irias, Leandra Peixoto Nolasco, Lucas Diniz (Recruta) e Paula de Freitas Moreira.
Autores: Joaquim Irias, Amanda Caporali