V Expedição do Projeto Livro e Documentário "As Grutas do Ibitipoca"

ibiti

Entre os dias 2 e 5 de maio de 2024, ocorreu a V expedição do Projeto “Livro e Documentário As Grutas de Ibitipoca”. O objetivo desta expedição foi a espeleotopografia das cavidades incluídas no projeto, além de acompanhar a Reza do Terço no Dia da Santa Cruz, que ocorreu no dia 03 de maio. Durante este evento, foram coletadas imagens (fotos e vídeos) da celebração e do seu entorno, abrangendo a Gruta da Cruz, Gruta Esse, Gruta das Dobras, Gruta do Alvino/Parede e a Gruta Alonso.

No dia 03 de maio, foram levantadas imagens do evento conhecido como a Reza do Terço do Dia da Santa Cruz, no Cruzeiro do parque. Após a reza e uma ceia com os moradores locais, os membros da SEE se dirigiram para a Gruta do Alvino/Parede, onde realizaram a espeleotopografia. Após a conclusão dos trabalhos, os integrantes da expedição retornaram ao alojamento.

No dia 04 de maio, a equipe rumou em direção ao Pico do Pião com o objetivo de topografar a gruta Zé Baú. Essa Gruta se revelou surpreendentemente, com feições e elementos importantes para o desenvolvimento dos estudos espeleológicos em Ibitipoca. Além do mapeamento topográfico da gruta Zé Baú, foi realizada também a espeleotopografia da gruta do Tolosco, uma caverna de pequeno porte, mas com indícios de vestígios antrópicos.

No dia 05 de maio, iniciamos os trabalhos com levantamento de drone com objetivo de registrar as claraboias da Gruta Bromélias e da Gruta Manequinho. Em seguida, a equipe se dirigiu à Gruta Martimiano I, onde também realizaram atividades topograficas, encerrando o campo por volta das 13h e retornando para Ouro Preto-MG em seguida.

A SEE gostaria de expressar sua gratidão à Diretora do PEIB, Clarice Marinho, e aos funcionários e colaboradores pelo apoio com veículos e alojamento, que são de suma importância para que nossos trabalhos sejam realizados com excelência.

Participantes SEE: Tiago Vilaça Bastos (Fox), Paulo Eduardo Santos Lima (Tinganei), Celso Pascoal Constancio Junior (Constancio), Iuri Gonçalves Guimarães dos Santos (Vangrogue)

Texto: Celso Pascoal Constancio Junior (Constancio).

Revisão: Tiago Vilaça Bastos (Fox) e Beatriz Pires.

Este projeto é financiado por meio do Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica - TCCE 01/2022, celebrado entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Vale S.A., que tem como gestão operacional o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) e Autorização Instituto Estadual de Floresta IEF nº 070/2023.

tcce    tcce    tcce