VI Encontro Nordestino de Espeleologia

Do dia 12 ao dia 14 de novembro de 2022 os membros Amanda Caporali, Marcelo Taylor, Mariana Timo e Vitor Martins participaram do VI Encontro Nordestino de Espeleologia (ENE), realizado e organizado pelo Grupo Sul Baiano de Espeleologia (GSBE) e pela Sociedade Nordestina de Espeleologia (SNE) na cidade de Santa Luzia - BA.

A temática do Encontro foi Cavernas Nordestinas: importância, ameaças e desafios. A programação contou com conferências e mesas redondas tratando áreas como educação ambiental, conservação e uso do patrimônio espeleológico, identidade, religiosidade, todas com enfoque nas cavernas do nordeste e sul da Bahia.

O evento contou ainda com cinco minicursos, prática do curso de Despertar Espeleológico da Escola Brasileira de Espeleologia (eBRe) para os educadores da Escola da Aldeia Indígena Caramuru Paraguaçu, cujo território abriga um patrimônio espeleológico também distribuído com o município Pau Brasil. Este encontro possibilitou as visitas às grutas Milagrosa e Califórnia. A programação incluiu também a visita à Eco-Fazenda Gruta do Lapão, uma unidade de conservação que abriga um importante atrativo do patrimônio espeleológico sul baiano.

O VI ENE foi de fundamental importância por proporcionar um contato próximo entre diversos atuantes da espeleologia nacional que voltaram os olhos e discussões para a região nordeste, gerando possibilidades de projetos, iniciativas conjuntas e novas amizades. Agradecemos ao Grupo Sul Baiano de espeleologia e ao Espeleonordeste pela ótima organização, a Max do Carmo - protetor da Gruta do Lapão e à comunidade da aldeia Caramuru Paraguaçu por nos receber apresentar e cuidar de áreas tão importante para o meio espeleológico e para a sociedade.

Autores: Amanda Caporali e Vitor Martins.