Visita de André Prous à sede da SEE

Por Cláudia Pessoa

prous_see

No último dia 22 de outubro, a SEE recebeu em sua  sala da Escola de Minas, a  visita do ilustre professor André Prous, arqueólogo do Departamento de Antropologia e Arqueologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Prous participou da Missão Arqueológica Franco-Brasileira de Lagoa Santa durante a escavação do esqueleto batizado com o nome de Luzia (fóssil) que, recentemente, foi considerado perdido durante o incêndio do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Nesta oportunidade, pudemos apresentá-lo ao esqueleto encontrado pela SEE em 1954 na região de Lagoa Santa, que hoje está em  exposição no Museu de Ciência e Tecnologia da Escola de Minas,  também com datação entre 10.000 e 12.000 anos.

O Professor André ouviu com atenção sobre os atuais projetos desenvolvidos pela SEE, mostrando particular interesse pelos projetos nas áreas históricas da mineração colonial. Ficamos honrados com a visita e mais ainda ao saber que, desde a sua chegada em Minas Gerais, nos anos 70, já ouvia relatos de importantes expedições realizadas pela SEE e do pioneirismo da entidade no estudo das cavidades brasileiras.