XIII Semana da Biologia "Biologia de Cavernas: Introdução à Atuação Profissional”

Em outubro de 2023, a Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) foi convidada a participar do evento “XIII Semana da Biologia”, realizado pelo Diretório Acadêmico de Ciências Biológicas (DABIO) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O evento ocorreu entre os dias 16 e 20 de outubro e teve como temática central “A Biologia e sua atuação nos Serviços Ecossistêmicos". No dia 19, a SEE ministrou o minicurso “Biologia de Cavernas: Introdução à Atuação Profissional”. O minicurso contou com 30 estudantes, incluindo mestrandos e alunos de todos os períodos do curso de Ciências Biológicas, principalmente calouros.

Em 2023, a SEE firmou parceria com o Departamento de Ciências Biológicas da UFOP, e esta foi a primeira vez que a entidade participou do tradicional evento da Semana da Biologia, iniciando uma trajetória de grandes projetos que estão por vir. O objetivo foi apresentar e chamar a atenção dos estudantes para a biodiversidade que ocorre nos ambientes subterrâneos, contribuindo para a sensibilização e geração de conhecimento que torna clara a necessidade de proteção das cavernas.

A SEE agradece ao Diretório Acadêmico de Ciências Biológicas, em especial ao presidente Rennan Dias pela articulação do evento e convite, além de todo o suporte necessário no dia do minicurso. Também agradecemos a todos os participantes pelo interesse e curiosidade em desvendar o mundo subterrâneo. Desde 1937, mantendo a chama acesa, e acendendo novas chamas da (bio)espeleologia brasileira! Palestrantes: Beatriz Pires (Bia) e Deyvid Sampaio (Maçaneta).

Organização: Beatriz Pires (Bia), Deyvid Sampaio (Maçaneta), Lucas Soraggi (Flash) e João Victor Souza (Broca).

Texto: Beatriz Pires (Bia).

Revisão: Bruno Diniz (Palkêbrandu).