Entre os dias 6 e 10 de novembro de 2024, a Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) compareceu ao Parque Estadual do Ibitipoca (PEIB), em Minas Gerais, para participar do 1º Seminário de Pesquisas do Parque Estadual do Ibitipoca. O evento teve como objetivo apresentar vários estudos desenvolvidos no PEIB, além de um espaço de discussões com o objetivo de contribuírem para a conservação e manejo sustentável do PEIB, comemorando assim os 50 anos de conhecimento e manejo do Parque.
O seminário foi promovido pelo Instituto Estadual Florestal (IEF) em conjunto com o PEIB, o Conselho Consultivo do PEIB, a Associação de Proteção e Recuperação Ambiental (ARPA), a Parquetur, e o Governo do Estado de Minas Gerais. A proposta buscou reunir especialistas, pesquisadores e interessados para dialogarem sobre os diversos aspectos naturais, culturais e científicos que tem como palco de estudo o Parque e seu entorno.
Dentre as atividades, destaca-se a Mesa Redonda: “O Mundo Subterrâneo do PEIB”, da qual membros da SEE participaram como moderadores e palestrantes. Nesta oportunidade, foi lançado oficialmente o Relatório Final do “Projeto Cadastro e Avaliação dos Aspectos Espeleoturísticos das Cavernas do Parque Estadual do Ibitipoca, MG” (IBITITUR), sendo apresentado os resultados mais importantes e a entrega de um volume impresso para o Parque. Este relatório é motivo de orgulho de todos da SEE e está disponível no nosso site.
Ao longo dos três dias do evento, ocorreram palestras e mesas redondas que serão aqui resumidas, mas nas imagens, oficiais do evento, exibimos a programação completa. Segue:
- Dia 06 de novembro: História e Gestão Linha do Tempo e Contexto: História e relevância institucional do PEIB; Plano de Manejo de 2008: Estratégias de conservação e manejo; Bens Culturais: Caminhada guiada sobre o patrimônio cultural; Áreas Protegidas no Contexto Mundial: Importância global das áreas protegidas.
- Dia 07 de novembro: Biodiversidade e Subterrâneos
Mesa Redonda 1: “O Delicado da Vida” Conservação e diversidade da flora e fauna do PEIB, abordando: Flora e epífitas; Mamíferos e comportamento de anfíbios; Aves locais, com destaque à ciência cidadã;
Mesa Redonda 2: “O Mundo Subterrâneo do PEIB” (Destaque) Manejo e Perspectivas: Desafios na gestão das grutas turísticas. Exploração das grandes grutas e novos descobrimentos; Estudos e Usos: Rios subterrâneos e vegetação associada às cavernas; Análise dos usos históricos das grutas;
Mesa Redonda 3: “Ecologicamente Pensando o PEIB” Impactos ambientais, mudanças climáticas e estratégias de conservação como refaunação e manejo do carbono;
- Dia 08 de novembro: Visitação e Conservação Mesa Redonda: “Visitação e Conservação” Capacidade de carga turística, monitoramento de impactos e ética na conservação; Discussão sobre dados coletados em oficinas e propostas para manejo; Encerramento: Reflexões sobre conservação da natureza, seguidas de confraternização cultural;
O 1° Seminário do PEIB destacou-se como uma iniciativa enriquecedora e amistosa, apresentando as riquezas naturais, resultados científicos e novas perspectivas sobre as diversas áreas e manejo sustentável. Foi um espaço para troca de conhecimentos entre pesquisadores, entusiastas e colaboradores, fortalecendo a relação entre as diferentes áreas do saber e os valores do PEIB. Percebe-se que existem muitos estudos do meio biótico fora das cavernas (fauna e flora), mas poucos estudos ocorrem nas cavernas, sendo, sendo assim, Ibitipoca ainda carece de estudos básicos relacionadas a fauna cavernícola e a geociências. A espeleologia, bioespeleologia e geologia ainda estão sendo reveladas, e isso é essencial para se manejar de forma sustentável.
Ao final de cada dia de atividades, os participantes reuniram-se em Conceição do Ibitipoca, em momentos de confraternização e trocas, criando laços e parcerias.
A SEE expressa seus agradecimentos e parabeniza a organização do seminário pela proposta inovadora e necessária. Em especial, agradece à gestora do Parque, Clarice Silva, pelo convite, bem como agradece aos funcionários do PEIB por todo suporte operacional que garantiu o sucesso do evento.
Participantes SEE: Amanda Caporalli, Ana Eliza, Beatriz Pires/Bia, Marcelo Taylor (moderador), Paulo Eduardo Lima/Tinganei (palestrante), Tiago Vilaça Bastos/Fox (palestrante), Pedro Campos, Rafael Cardoso/Vaca (palestrante) e Vitor Martins/Pará (palestrante).
Texto: Beatriz Pires
Revisão: Tiago (Fox)