4ª incursão de topografia no projeto da Serra de São José

Novembro 23, 2025

4ª incursão de topografia no projeto da Serra de São José

A atividade de campo realizada entre os dias 20 e 23 de novembro de 2025, conduzida pelo Vertentes Espeleogrupo (VEG) e a Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE), teve por objetivo dar continuidade à etapa de mapeamento do projeto “Inventário e diagnóstico do patrimônio espeleológico da Serra de São José”. A incursão teve por objetivo começar a espeleotopografia da Lapa do Jair, uma das principais grutas da serra.

O campo contou com a participação de aproximadamente 12 espeleólogos durante seu tempo de realização, sendo 10 membros do VEG, que já estavam na região, e 2 membros da SEE, que se locomoveram até o local de estudo na quinta-feira (dia 20/11) e se encontraram com a equipe já na cavidade.

Durante o primeiro dia, os espeleólogos focaram em explorar a Lapa do Jair, localizando suas entradas e delimitando os limites da mesma, que são um tanto subjetivos devido sua natureza espeleogenética (banco de talus). Ao fim da tarde, a equipe retornou à Pousada Vista pra Serra, ambiente no qual descansaram durante as noites da atividade de campo e saboreavam uma deliciosa refeição.

Durante o segundo e terceiro dia, a equipe utilizou das técnicas e equipamentos específicos para o mapeamento em cavernas para desenvolver esboços precisos dos principais setores da Lapa do Jair. A partir das 17h em ambos os dias (21 e 22/11), os espeleólogos já se organizavam para descer novamente a Serra de São José, em segurança e satisfeitos com o avanço produzido na topografia deste incrível local.

Durante a noite de sexta-feira, dia 21/11, após o retorno do campo, todos jantaram e o grupo teve a colaboração do Nícolas sobre como confeccionar a planta baixa e o perfil, conhecimento que foi colocado em prática no sábado tornando a atividade de topografia mais dinâmica, melhorando o detalhamento dos mapas e diminuindo os erros em campo. No terceiro dia a equipe foi dividida em dois grupos de 5 pessoas atuando como instrumentista, ponta de trena, anotador, planta baixa, corte e perfil.

No domingo, dia 23/11, o grupo foi surpreendido com uma grande previsão de tempestade, o que acabou por cancelar a subida à serra, devido o potencial risco de acidente por deslizes ou raios. Apesar disso, os espeleólogos aproveitaram aquela manhã para refinar alguns dados obtidos nos dias anteriores e se prepararem para partir após o almoço.

A Sociedade Excursionista e Espeleológica agradece à equipe VEG pela participação e contribuição, bem como aos parceiros e apoiadores. Nosso agradecimento especial vai ao Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF/MG), à gerência das Unidades de Conservação, aos funcionários e guarda-parques pelo apoio logístico, e ao ICMBio/CECAV e IABS pelo suporte e atendimento às demandas do projeto.

PARTICIPANTES: Nícolas¹, Pedro Campos (Jápa)¹, Ana Clara², André², Bruno Rocha (Paco)², Gabriel Lara², Heloísa Leão², João Victor², Júlia Fernandes², Lucas Rossi², Marcos Gomes², Roberto (Boy)².

¹ SEE; ² VEG

LOCAL: Serra de São José – MG.