No dia 1º de novembro de 2019, a Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) celebrou seus 50 anos de existência com um encontro na sede da sociedade, localizada no Parque Taquaral, em Campinas, São Paulo. O evento ocorreu entre os dias 02 e 03 do mesmo mês e contou com a presença de 17 gruposde espeleologia, incluindo a Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE), representada por quatro de seus membros.
No sábado, dia 2 de novembro, as atividades foram iniciadas com a apresentação da Seção de Espeleorresgate da SBE (SBE/SER). Foram detalhadas a estrutura da seção, seus membros, projetos e funcionamento. Enfatizou-se a importância do treinamento contínuo de espeleólogos para atividades de salvamento em cavernas e a manutenção de técnicas de segurança para evitar acidentes. Para finalizar, os membros da SER promoveram um momento de atividades práticas de técnicas verticais nas árvores próximas à sede da SBE.
No período da tarde do mesmo dia, iniciaram-se as apresentações orais dos grupos de espeleologia presentes, de forma cronológica. A SEE, como primeiro grupo de pesquisas espeleológicas das Américas e primeira associada da SBE, a SEE iniciou as apresentações. O presidente da SEE, José Mota apresentou o histórico da entidade, exibiu fotos e documentos, e falou da relação SEE e a SBE desde a criação da SBE na cidade de Ouro Preto até os dias atuais, destacando os principais projetos em andamento. A educação ambiental e a disseminação do conhecimento espeleológico foram os principais temas abordados pelos 17 grupos presentes.
Na manhã do domingo, dia 03, foi lançado o Ano Internacional das Cavernas e do Carste 2021, uma iniciativa da União Internacional de Espeleologia (UIS) para fomentar a espeleologia globalmente. Além disso, a SBE lançou a nova edição da revista Espeleo-Tema, que chega ao seu 29º volume.
O dia também foi marcado pela inauguração da Galeria “Michel Le Bret” de presidentes da SBE que registra em fotos todos os grandes nomes da espeleologia que presidiram a instituição.
Para finalizar as atividades do fim de semana, a SBE ofereceu um churrasco, para os participantes do evento que foi marcado por boas histórias e muita troca de ideias entre espeleólogos experientes e iniciantes de todo Brasil.
A SEE agradece a comissão organizadora do evento pelo convite, ao Cassimiro (OE/Guano) e à Neli pelo apoio com transporte e recepção em Campinas, permitindo a participação da SEE nas comemorações dos 50 anos da SBE.