Neste ano de 2020, a Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) celebra 83 anos de fundação. A história da Sociedade remonta a 1937, quando um grupo de alunos da então Escola de Minas e Metalurgia de Ouro Preto, inspirados pela leitura de publicações estrangeiras relacionadas a um ramo novo das Ciências Naturais, a Espeleologia, fundaram a Sociedade Excursionista e Speleológica (SES). Hoje, a entidade é denominada: Sociedade Excursionista e Espeleológica dos Alunos da Escola de Minas de Ouro Preto (SEE/UFOP).
O vínculo histórico com a Escola de Minas, que celebra hoje seus 144 anos, permite à SEE renovar constantemente seu quadro de membros, além de oferecer uma oportunidade ímpar para que estudantes da graduação possam contribuir e aprender no âmbito da espeleologia. Este apoio instituconal tem sido fundamental para a realização de atividades de pesquisas espeleológicas ininterruptas desde a sua fundação até os dias atuais.
Ao longo da sua história, a SEE tem se destacado por suas contribuições e passagens marcantes, sempre mantendo viva a necessidade de fomentar a discussão sobre a espeleologia na sociedade. Mesmo neste período de pandemia, a SEE tem continuado suas atividades, adaptando-se ao cenário atual. A produção dos trabalhos e projetos segue de forma remota, enquanto as reuniões semanais, que acontecem às terças-feiras, às 19h30, permanecem realizadas de forma virtual, mantendo a chama acesa.
Viva a Escola de Minas e Viva a SEE!
Desde 1937 mantendo a chama acesa!
Texto: Wilker Soares