Durante os dias 8 a 11 de novembro de 2017, foi realizado, por meio de uma parceria entre o Instituto Minere e a Spelayon Consultoria, o curso “Espeleologia no Licenciamento Ambiental”. Este curso, realizado com o apoio da mineradora Anglo American, foi destinado a profissionais que trabalham com Licenciamento Ambiental de empreendimentos que conflitam com a preservação do patrimônio espeleológico, abordando assim conhecimento dos aspectos ambientais do carste e da espeleologia, normas e a legislação aplicada, além dos procedimentos adotados pelos órgãos ambientais e os estudos técnicos solicitados.
O curso foi dividido em módulos teórico e prático: os três primeiros dias, das 9h às 17h, no Colégio Arnaldo, logradouro Praça João Pessoa, Funcionários, Belo Horizonte - MG, onde os professores abordaram de forma expositiva e explicativa o conteúdo. No último dia, pela manhã, foi realizada uma visita ao Parque do Sumidouro (PESU), Museu de Lund e Gruta da Lapinha, no município de Lagoa Santa - MG.
O módulo teórico do curso foi dividido em três partes:
“Aspectos gerais sobre a espeleologia e o carste”, pelo professor Dr. Luiz Eduardo Panisset Travassos;
“Licenciamento ambiental no âmbito da espeleologia” pela professora Msc. Mariana Timo;
“Estudo de caso de licenciamento ambiental voltado ao patrimônio espeleológico vivenciado pela Mineração Anglo American, Conceição do Mato Dentro, Minas Gerais” pelo professor Gilcimar Pires Cabral Oliveira.
Quanto ao módulo prático, a visita ao PESU contou com a exposição da história e dos trabalhos realizados na região de Lagoa Santa por Peter William Lund, considerado por muitos o pioneiro nos estudos que envolvem a espeleologia no Brasil. Além disso, foi realizada uma visita guiada por monitores do Parque à Gruta da Lapinha, aberta à visitação desde a década de 50, que conta com estruturas facilitadoras de acesso, como escadarias, corrimões, iluminação artificial, entre outros.
Participantes: Syro Lacerda, Lorena Oliveira, Fabrício Fernandes.
Texto: Syro Lacerda.