Curso de Espeleorresgate de Ibitipoca, PEIB - MG

Agosto 9, 2024

resg

Durante os dias 5 e 9 de agosto, a Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) participou do Curso de Espeleorresgate Parque Estadual do Ibitipoca (PEIB), em Minas Gerais. O curso foi realizado através do Termo de Compensação Espeleológica (TCCE) nº047/2024, firmado entre a VALE S.A. e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV/ICMbio), com gestão operacional do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS). A Seção de Espeleorresgate da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SER/SBE) foi responsável por ministrar o Curso, a convite da empresa Prospecto Consultoria Ambiental, contratada para realizar essa atividade. A SEE esteve envolvida tanto na organização do Curso quanto como alunos, destacando a importância da transmissão de conhecimentos dentro da entidade.

O Curso teve como objetivo capacitar a equipe do PEIB, bombeiros do 4º Batalhão de Juiz de Fora, condutores turísticos e espeleólogos atuantes na região para responderem de forma rápida e eficiente a acionamentos/acidentes nas grutas do Parque, assim como no seu entorno. Para atingir este propósito, o Curso Básico de Espelerresgate, tradicionalmente ofertado pela SER, que tem duração de 9 dias, foi adaptado às condições específicas das cavernas quartzíticas de Ibitipoca, e o cronograma foi ajustado conforme necessidades percebidas pela organização, sendo executado em 6 dias e excluindo a parte de técnicas verticais, uma vez que a maioria dos alunos eram não espeleólogos e não dominavam as técnicas verticais aplicadas à espeleologia.

As atividades do Curso incluíram aulas teóricas no auditório do Centro de Visitantes do Parque, aulas práticas em diferentes grutas do Parque. As grutas escolhidas para as atividades, se localizam próximas às áreas turísticas, representando pontos críticos para operações de resgate no Parque. O Curso contou com o apoio do 4º Batalhão de Bombeiros, que ministrou a palestra e oficina de Primeiros Socorros (1º SOS), e da SEE, que forneceu mapas espeleotopográficos das cavidades que serviram para as oficinas e para os simulados. O cronograma final abordou as seguintes atividades:

Dia 05 de agosto: Abertura e apresentação dos alunos, dos professores e do curso, seguido pelas palestras: “Espeleorresgate no Brasil”, “Organização operacional de um resgate: Equipes, chefes de equipes, especialidades, equipe de gestão, o CT”, “Inventário de riscos” e “Técnicas de evacuação”. O dia foi finalizado com uma prática externa na oficina “Movimentação de vítima e carregamento de maca”.

Dia 06 de agosto: Revisão das técnicas de porteio, seguido pelas palestras “1º SOS e imobilização”, “Assistência à Vítima (ASV)”. À tarde, a parte prática se deu na gruta, por meio das oficinas ”Movimentação de vítima”, “Ponto quente” e “Carregamento de maca”,finalizando o dia com um Debriefing do exercício.

Dia 07 de agosto: Palestras “Técnicas de desobstrução”, “Gestão do resgate” e “Comunicação”. À tarde, as oficinas em gruta onde os alunos realizaram “Movimentação de vítima”, “Ponto quente”, “Carregamento de maca” e “Comunicação”. As atividades foram encerradas com um Debriefing do exercício.

Dia 08 de agosto: Revisão das práticas de 1º SOS, ASV, Comunicação e Porteiro, seguido pelas palestras “Navegando na caverna” e “Reforço dos temas abordados”. À tarde, ocorreu a prática do Mini Simulado com as práticas de: “Movimentação de vítima”, “Ponto quente”, “Carregamento de maca” e “Comunicação”.

Dia 09 de agosto: Realização do Simulado Final do curso, na Gruta das Bromélias, totalizando 9:45h de atividade (acionamento às 6:35h, retirada da vítima às 16:03h e saída do último equipe às 16:20h), contando com a participação de 39 pessoas. Após o Simulado Final foi feito um Debriefing onde os chefes de equipe apresentaram os pontos positivos e negativos e os monitores e instrutores fizeram apontamentos importantes para caso ocorra um acionamento/resgate real. Ainda no dia 09 de agosto, após o Simulado Final, a gerência do Parque foi notificada sobre um incêndio florestal em áreas próximas do Parque. Alguns alunos do Curso (brigadistas voluntários/as, brigadistas funcionários/as do Parque e bombeiros), atuaram prontamente, enquanto outros participantes arrecadavam insumos necessários para a atividade na Vila do Ibitipoca. A operação foi bem-sucedida, e na sequência ocorreu uma confraternização no bar Ibitilua, o que promoveu mais aproximação entre todos os participantes.

Dia 10 de agosto: Avaliação pessoal, onde os instrutores conversaram individualmente com cada aluno, apontando os pontos fortes e sugerindo melhorias nas técnicas, assim como no comportamento. Após a avaliação os alunos eram liberados para retorno ou para limpeza dos equipamentos.

A SEE agradece à SER/SBE por ministrar o Curso, a Prospecto Consultoria Ambiental pelo convite, à gestão do PEIB e ao Instituto Estadual Florestal (IEF) pelo apoio logístico, ao 4º Batalhão de Bombeiro,, e a todos os participantes pela disciplina e dedicação que fizeram deste Curso uma experiência enriquecedora para todos.
 

Participantes SER/SBE: Juliana Bortone, Maria Augusta Bacellar (Magu), Paulo Eduardo Lima (Tinganei), Priscila Gambi, Simone Devus e Tiago Vilaça Bastos (Fox).

Participantes Prospecto Ambiental: Thiago Nogueira Lucon.

Participantes SEE: Beatriz Pires, Giulio Pacheco (Pedecana), João Vitor (Broca) , Pedro Raphael, Thiago Lucon (Prospecto).

 

Texto: Beatriz Pires.

Revisão: Tiago Vilaça Bastos (Fox).