Curso de Introdução à Espeleologia (CIE) 19.2

Novembro 28, 2019

cie

O Curso de Introdução à Espeleologia (CIE) é organizado semestralmente pelos membros da Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) com o intuito de oferecer noções básicas sobre espeleologia aos estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A edição do segundo semestre de 2019 teve duração de 30 horas e contou com a presença de 19 alunos e 20 monitores.

A parte teórica do CIE consistiu em apresentações de 11 palestras sobre assuntos multidisciplinares ligados à espeleologia, realizadas entre os dias 25 a 28 de novembro de 2019. Os temas abordados foram: Introdução à Espeleologia / Biologia Subterrânea / Meteorologia Hipógea / Paleontologia e Arqueologia / Geomorfologia Cárstica / Espeleofotografia / Espeleoturismo / Mapeamento Espeleológico / Exploração e Segurança / Espeleotemas / Legislação e Proteção do Patrimônio Espeleológico.

As visitas de campo do CIE 2019.2 aconteceram nos dias 30 de Novembro e 01 de dezembro, com saída de Ouro Preto na noite do dia 29 e chegada em Cordisburgo no mesmo dia, onde os participantes se acomodaram na Escola Municipal Otácilio Negrão de Lima. A introdução ao mundo da espeleologia foi feita na Gruta da Morena, a maior caverna da região de Cordisburgo e a quarta maior de Minas Gerais, com cerca de 4.620 metroas de desenvolvimento horizontal. Também foi visitado um paredão de pintura rupestre no entorno da cidade de Cordisburgo, para ressaltar a importância do patrimônio arqueológico.

No sábado, os participantes visitaram a Gruta Morena, onde os participantes foram divididos em três equipes, sendo apresentados às principais feições endo e exocársticas, como espeleotemas, dolinas e drenagens, e ao ecossistema cavernícola. Os alunos foram introduzidos às técnicas básicas de exploração, como localização a partir do mapa, progressão na caverna e ações de segurança. Além dos grupos de exploração, houve um grupo de espeleotopografia, que registrou as feições endocársticas, e outro grupo que levantou dados para o TCC do aluno Guilherme Ribas, sobre os depósitos clásticos do endocarste, orientado pelo professor Isaac Rudnitzki.

No Domingo, os alunos retornaram à Gruta Morena para uma prática de mapeamento espeleológico. As equipes se separaram em três áreas distintas dentro da cavidade, e cada aluno ficou responsável por uma função, podendo escolher entre pé de trena, ponta de trena, instrumentista, anotador ou croquista (corte, perfil e planta baixa). Desse modo, os alunos tiveram uma pequena vivência sobre como é realizado o trabalho de mapeamento em uma. Ao final do dia os alunos foram conduzidos ao paredão de pintura rupestre localizado nas proximidades da gruta.

O CIE 2019.2 é de extrema relevância para apresentar aos estudantes um ambiente único e pouco conhecido, o mundo subterrâneo, ressaltando a importância ambiental e científica da preservação do patrimônio espeleológico. Além disso, despertou o interesse dessas pessoas pela espeleologia e conquistou novos membros para a SEE, desse modo, o curso garante a manutenção do grupo de espeleologia mais antigo das Américas.

A SEE agradece aos parceiros e apoiadores que possibilitaram a realização do CIE, em especial à Universidade Federal de Ouro Preto, à Secretaria de Turismo de Cordisburgo, à Escola Municipal Otácilio Negrão de Lima e ao Amarildo.

 

Fotografias: Gabriel Lourenço.