Nos dias 16, 17 e 18 de novembro, tivemos a ilustre presença do espeleólogo Luiz Afonso Vaz de Figueiredo, membro do Gesmar, na sede Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE), com o propósito de ministrar o minicurso sobre “Educação ambiental e geopoética em atividades de espeleoturismo”. Afonso esteve acompanhado por seu irmão Herman, da Mono Equipamento & Aventura e por Raphael Parra, membro do espeleogrupo EGRIC.
No dia 16, introduzindo o curso, foi realizada uma dinâmica com os membros presentes para melhorar a interação entre si e com o meio externo. Afonso, sempre muito criativo, inovou em sua didática. Dando sequência no curso, houve uma palestra e bate-papo sobre geopoética e educação ambiental, onde se discutiu o papel das cavernas em questões sócio-ambientais e foram apresentados livros, poemas e filmes que retratam cavernas. Em seguida, aconteceu um bate-papo sobre educação ambiental abrangente e enriquecedor para todos os membros.
No domingo, dia 17, ocorreu a parte prática do curso na Gruta CaveMina, localizada no Parque das Andorinhas em Ouro Preto. Na caverna, foram realizadas atividades didáticas em que os membros da SEE puderam ter uma experiência mais profunda em relação à natureza e seu meio, com exercícios dinâmicos e uma boa exploração.
Na noite de 18 de novembro, no período da noite, dando continuidade às atividades na sede da SEE, Afonso apresentou sua viagem ao México, retratando as cavidades de notáveis belezas cênicas, os grupos de espeleologia locais, os trabalhos realizados e a cultura da região. Foi um bate-papo muito interessante e cheio de conhecimento.
A SEE agradece imensamente ao Luiz Afonso Vaz de Figueiredo pela contribuição em compartilhar seu conhecimento e experiência de uma forma dinâmica e lúdica, nos proporcionando uma melhor forma de divulgação do conhecimento espeleológico para a população. Agradecemos também aos amigos Herman e Parra pelas grandes interações fraternas e trocas de conhecimento espeleológico, e à Claudia De Cassia Pessoa por inspirar e proporcionar esta atividade.
Fotografias: Raphael Parra