Nos dias 17 e 18 de agosto de 2024, foi realizada a I expedição dos Projetos “Identificação e mapeamento topográfico de cavidades presentes no Parque Estadual do Itacolomi (PEIT)” e “Avaliação do Potencial Espeleoturístico das principais cavidades do Parque Estadual do Itacolomi”. Os objetivos principais dessa expedição foram a prospecção e caracterização de cavidades na área oeste do PEIT, além da topografia e caracterização geoespeleológica da Gruta da Matinha.
Os projetos em questão foram contemplados por meio do Edital de Chamada Pública 02/2023, Item XX da Cláusula segunda do TCCE nº 01/2022/ICMBio. O TCCE ICMBio/Vale nº. 01/2022 é um termo de compromisso de compensação espeleológica firmado entre a Vale S.A. e o Instituto Chico Mendes de Conservação para a Biodiversidade (ICMBio). A coordenação executiva foi realizada pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV), e a gestão operacional do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS). A execução dos projetos é uma parceria entre a gestão do PEIT, a Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) e a empresa BioEspeleo Consultoria Ambiental.
O Parque Estadual do Itacolomi está localizado entre os municípios de Mariana e Ouro Preto, sendo que 80% de seu território está presente no primeiro município e 20% no segundo. O PEIT ocupa a porção sul da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, centro do estado de Minas Gerais. Geologicamente, está inserido no sudeste do Quadrilátero ferrífero, área datada do pré-cambriano situado no extremo sul do Cráton de São Francisco.
Durante os dias de campo, as equipes, com apoio logístico dos funcionários do Parque, se encaminharam em direção às áreas alvo, previamente identificadas como de alto potencial para ocorrência de cavidades. A prospecção foi realizada por três equipes de dois espeleólogos cada, enquanto a outra equipe de três espeleólogos definida para topografia se dirigiu à Gruta da Matinha.
Ao final do primeiro dia, as equipes se reuniram para realizar o tratamento das informações e dados coletados durante o campo, armazenar os equipamentos coletivos e realizaram o planejamento e preparação logística para o dia seguinte. Após os dois dias de campo, a equipe de espeleotopografia finalizou o mapeamento da Gruta da Matinha, ao passo que as equipes de prospecção cobriram 24,47 km de caminhada, registrando um total de 20 cavidades.
A Sociedade Excursionista e Espeleológica agradece à eqipe do Parque Estadual do Itacolomi, especialmente à gestora Daniela de Souza e aos monitores Daniela Botelho e Carlos, pelo apoio logístico e suporte.
Participantes SEE: Amanda Caporali, Giulio Pacheco, Iuri Guimarães (Vangrogue), João Victor Sousa (Broca), Luís Miguel, Saulo de Paula, Tiago Vilaça (Fox), Vitor Martins (Pará).
Texto: João Victor Sousa (Broca), Nícolas Brossi e Vitor Martins (Pará).
Revisão: Beatriz Pires.