No dia 13 de agosto de 2016, foi realizada a I edição do Fórum Republicano de Sustentabilidade, organizado pela Associação República Canaan em parceria com a Repúblicas Federais de Ouro (REFOP). O evento teve como objetivo contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030, buscando fomentar a integração social e discutir o papel de cada indivíduo no desenvolvimento da cidade, por meio de palestras, oficinas, debates e exposições.
A Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) participou do evento expondo parte do acervo do Museu Itinerante, composto por banners, espeleotemas, livros ilustrativos de espeleologia, materiais antigos e recentes utilizados na exploração espeleológica, como capacetes, carbureteiras e outros. Além disso, durante o evento, foi exposto um vídeo produzido pela entidade, com fotos dos projetos e de cavernas, tanto locais quanto de outros estados. Por se tratar de um evento aberto, buscou-se introduzir a importância da espeleologia no contexto da própria cidade de Ouro Preto. Para isso, foi realizada uma enquete sobre a influência das minas no cotidiano da cidade e das pessoas que a habitam. Nesse sentido, procurou-se evidenciar a necessidade de conscientização para o lixo e para a água contaminada encontrada nesses locais.
Dessa forma, desde 1937, a SEE vem cumprindo seu objetivo de difundir a espeleologia, formando parcerias com instituições que visam levar o aprendizado e cultura para comunidades locais, possibilitando a expansão de um conhecimento pouco difundido e, neste evento, abordando a necessidade de medidas para lidar com situações de risco da saúde pública e ambiental.