No dia 1° de junho de 2017, das 13h às 18:30h, no auditório do Museu das Minas e Metal da Gerdau, Praça da Liberdade, Belo Horizonte - MG, ocorreu o I Seminário sobre a Área de Influência e Ações de Conservação, tendo como tema principal a Gruta do Éden. O evento foi promovido pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV), financiado pelo Projeto “Estudo em áreas piloto para definição de área de influência sobre o patrimônio espeleológico” (Termo de Compromisso Ambiental n°101/2014). O objetivo do seminário foi compartilhar conhecimento e discutir trabalhos relacionados à área de influência da Gruta do Éden e as ações de conservação já estabelecidas, visando ações conjuntas.
A abertura foi realizada pelo presidente do CECAV, Jocy Cruz. Ao longo da programação, foram apresentados, em forma de debate, os seguintes temas:
“Histórico das ações para conservação da Gruta do Éden”, por Flávio Escalabrini;
“Os estudos espeleológicos na gruta do Éden”, por Fernando Frigo;
“Estudos hidroquímicos da região cárstica de Arcos, Paíns–MG”, por Thiago Lucon;
“Estudo de Intercomunicação Hidráulica superficial – subterrânea no Carste da área periurbana de Pains/MG, Utilizando-se traçador Rodamina”, por José Carlos R. Reino;
“Projeto de definição da área de influência da Gruta do Éden”, por Antônio Ferrari, IG;
Por fim, foi realizado um debate, mediado por Luís Beethoven Pilo, entre os participantes, sobre as futuras pesquisas na região e foram analisadas possibilidades de trabalho pelos envolvidos.
A participação dos membros da SEE no evento se justifica pelos diversos trabalhos desenvolvidos pela entidade na região de Pains, sendo necessário para expor esses trabalhos e discutir as futuras ações tomadas na região da Gruta do Éden e sua área de influência.
Participantes: Thiago Lucon, Syro Lacerda, Lorena Oliveira Pires, Mariana Timo e Cláudio Silva.