Entre os dias 30 de novembro e 1 de dezembro de 2018, a Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) esteve presente na cidade de Januária para o II Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Históricas de Minas Gerais. O Fórum serve como uma plataforma social para a troca de conhecimentos e proposições de ações que visam formular modelos de governança comprometidos com agendas de sustentabilidade para as cidades mais sustentáveis.
O principal objetivo do II Fórum foi discutir a sustentabilidade do projeto de reconhecimento dos sítios arqueológicos do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (PARNA Peruaçu), além de estabelecer metodológias para o levantamento diagnóstico da situação do desenvolvimento sustentável das Cidades Históricas.
Durante o evento, a SEE ofereceu um minicurso sobre os princípios básicos da espeleologia, que incluiu uma visita à Gruta do Janelão. No minicurso, foram abordados temas como a morfologia, hidrologia e biologia das cavernas, além da necessidade de capacitação técnica da população para promover um desenvolvimento sustentável essencial para a conservação e preservação do Parque que possui ambientes muito frágeis.
O evento contou com a participação de representantes da prefeitura, empresários, estudantes e membros da sociedade civil organizada. Juntos, eles se comprometeram a criar uma carta manifesto a ser incluída no dossiê destinado à UNESCO, visando o reconhecimento dos sítios arqueológicos do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu.
A SEE agradece a todos os participantes e organizadores do fórum, reforçando a importância da colaboração e do compromisso com a sustentabilidade para a preservação dos patrimônios naturais e históricos.
Texto: Cláudia Pessoa.