II Expedição do Projeto Caracterização do Patrimônio Espeleológico do PNSV - MG

Setembro 19, 2021

pnsv

A compreensão acerca  do patrimônio espeleológico brasileiro tem sido um dos principais objetivo da Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE), por meio de atividades de identificação e caracterização de feições espeleológicas. Nesse contexto, o Projeto de Caracterização do Patrimônio Espeleológico do Parque Nacional das Sempre Vivas (PNSV) foi  firmado entre a SEE, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Anglo American Minério de Ferro Brasil S.A., como parte das medidas compensatórias aos impactos ambientais irreversíveis em cavidades naturais subterrâneas.

Entre os dias 04 a 19 de setembro de 2021, membros da SEE realizaram a II Expedição de Prospecção ao PNSV a fim de identificar e descrever elementos do relevo fisiográfico com potencial para a ocorrência de cavidades na porção oeste da Unidade de Conservação (UC), próximo a região de Curimataí. Na fase de escritório, etapa pré-campo, as áreas alvo, também designado como possíveis pontos de interesse, foram previamente delimitadas e identificadas através de metodologias de análise visual de imagens de satélite, mapas hidrológicos e em plataformas de Sistemas de Informações Geográficas (SIG).  

Durante a expedição, foram identificadas um total de 60 feições espeleológicas, dentre as quais 45 se tratam de cavernas e 15 abrigos. Entre os inúmeros dados registrados, destacam-se pinturas rupestres da Lapa Vermelha, uma mina de ouro desativada e espeleotemas diversos, pouco ou muito frequentes, catalogados em praticamente toda área prospectada.

Durante a expedição, a SEE contou com o suporte dos moradores locais que, além da ótima recepção, auxiliaram as equipes na identificação de áreas de interesse e na solução de eventuais problemas de transporte e locomoção. Dessa forma, a entidade presta agradecimentos a comunidade de Curimataí e Santa Rita, em especial ao Guaraci, Edson, Elisângela, Lico, Selma, Lu, Patrícia, Nico e Eduarda pela ajuda, cuidado e gentileza com os participantes da expedição. Ainda, agradecemos a toda equipe do PNSV, em especial, à gestora Paula.

 

Participantes: Alice Mendes Santos, Cassiano Emílio da Silva, Ícaro Assis Cruz, José Neto Mota, Leandra Peixoto Nolasco, Luisa Clemente, Luiz Filipe SS Leite, Paula de Freitas Moreira, Rafael Oliveira Silva e Wendy Tanikawa.

 

Este projeto é financiado via Programa Nacional de Conservação do Patrimônio Espeleológico do ICMBio /CECAV através do Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica (TCCE) 02/2018, firmado entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Anglo American Minério de Ferro Brasil S.A. (Processo SEI ICMBio nº 02667.000045/2018-11)

logologologo