Durante os dias 24 a 28 de setembro de 2013, ocorreu em Ouro Preto, o II Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico, trazendo para discussões temas sobre patrimônio mineiro, geoturismo e sustentabilidade. O evento contará com a presença de pesquisadores de renome internacional dentre outros profissionais para a realização do primeiro workshop sobre patrimônio geológico construído.
Ouro Preto, uma cidade erguida à base da extração mineral e suas atividades relacionadas, é um cenário perfeito para a realização deste evento. Participaram do evento membros da comunidade acadêmica de todo o mundo, bem como diversas entidades da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
A Sociedade Excursionista & Espeleológica – SEE teve um espaço reservado para a apresentação de seus trabalhos em forma de pôsteres . Os trabalhos apresentados pelos membros abordavam temáticas como Perspectivas para Educação Patrimonial em Ouro Preto, Minas Gerais, autoria de Bruna de Oliveira e Bruna Gonçalves, Levantamento do acervo de mapas espeleológicos da Sociedade Excursionista & Espeleológica autoria de Marco Antônio Bragante Filho, Aproveitamento turístido da minas e trilhas do centro histórico de Ouro Preto,Minas Gerias autoria de Bárbara Zambeli e Pientro Castagnaro e a gruta da Igrejinha, a maior em mármore dolomítico do quadrilátero ferrífero. Tais trabalhos foram apreciados por um grande público que lotaram as salas durante as apresentações. A SEE participou da organização do evento como apoio e organizou uma excursão a duas minas subterrâneas no Centro Histórico de Ouro Preto, Mina Felipe do Santos e Mina do Dú. O tema abordado foi a Mineração do século XVII/XVIII e uma visita técnica à Gruta Igrejinha, situada no distrito Miguel Burnier, em Ouro Preto.
Para mais informações entre em contato conosco através do nosso portal ou acesse nossa página do Facebook.