Entre os dias 10 a 17 de fevereiro de 2020, a Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) promoveu a III etapa do Cadastro e Avaliação dos Aspectos Espeleoturísticos das Cavernas do Parque Estadual do Ibitipoca. Concluindo a XIV Expedição ao Parque Estadual do Ibitipoca (PEIb), localizado no distrito de Conceição do Ibitipoca, município de Lima Duarte, sudeste de Minas Gerais.
Desde 2014, a SEE desenvolve pesquisas nas cavernas do PEIb, que envolvem o mapeamento espeleológico de alto grau de precisãoo , estudo da gênese das cavernas e de estabilidade geomecânica das galerias abertas ao turismo, a análise do potencial espeleoturístico e a prospecção de novas cavidades.
O projeto visa, além da obtenção dos resultados técnicos e científicos do parque, promover a integração entre os grupos de espeleologia e espeleólogos brasileiros, em apoio às propostas de fortalecimento institucional da SBE.
A expedição contou com a contribuição de 18 espeleólogos, entre membros ativos e ex-alunos da SEE. Com o apoio da gerência do PEIB, a equipe teve acesso aos alojamentos de pesquisadores dentro da própria estrutura do parque, facilitando o acesso para todas as cavidades, além de transporte para as cavidades mais distantes.
Dentre as atividades realizadas estão:
- Trabalhos de mapeamento espeleológico na Gruta das Bromélias;
- Desenvolvimento dos trabalhos de espeleoturismo que envolvem caracterização espeleoturística nas grutas Manequinho, Moreiras, Vandinho, Jacinto Lajes, Casas e Ponte de Pedra;
- Prospecção e cadastramento de novas cavidades e feições espeleológicas;
- Levando em consideração a reestruturação dos questionários aplicados aos visitantes do parque, foi optado pelo levantamento desses dados em campos posteriores;
A SEE, que mais uma vez se faz presente em um projeto de grande relevância para o patrimônio espeleológico brasileiro, agradece à direção do Parque Estadual do Ibitipoca pelo acolhimento e parceria, ao apoio dado pela Fundação Gorceix e ao Tom Morita, membro do GGEO pela parceria durante o campo e aos voluntários do PEIb.
Participantes: Alice Mendes, Carla Valio, Celso Constâncio, Gabriel Amora, Gabriel Lourenço, Luis Filipe, José Mota Neto, Lara Guerra, Maira Mendes, Marcos Paulo Araújo, Paulo Eduardo Lima, Pedro Assunção, Saulo Silva,Thiago Villaça, Tom Morita, Victor Carvalho, Vitor Oliveira, Wilker Soares.
Fotos: Gabriel Lourenço
O financiamento deste projeto se deu através do Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica (TCCE) nº 02/2018 firmado entre a Anglo American Minério de Ferro do Brasil S.A. e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CECAV/ICMBIO). O recurso financeiro foi gerido pela Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Itabirito (Adesiap). O trabalho foi executado segundo a licença 041/2019 do IEF.