IV Claraboia Espeleológica

Agosto 29, 2025

IV claraboia espeleologica

Durante as noites da última semana de agosto de 2025, nos dias 25, 27, 28 e 29, a Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) realizou o evento virtual “Claraboia Espeleológica - Ecoando o 19º Congresso Internacional de Espeleologia”.

Quando foi criada, em 2016, a Claraboia é um evento sem fins lucrativos e seu objetivo principal é divulgar o conhecimento espeleológico e a entidade ao público acadêmico regional, buscando atrair graduandos para conhecer melhor a SEE e seus trabalhos, mantendo um fluxo constante de novos integrantes. Inicialmente chamada “Workshop de estudos espeleológicos”, era realizada de forma presencial no Departamento de Geologia da Universidade de Ouro Preto (DEGEO/UFOP). Em 2017, recebeu o nome de “Claraboia Espeleológica”.

Com o tempo, o evento ampliou seu formato e público. Em 2020, em razão do distanciamento social da pandemia, ocorreu a primeira edição virtual, com o subtítulo “Uma luz sobre o conhecimento”, transmitida pelo canal oficial da SEE no YouTube. Essa mudança abriu espaço para um público mais amplo, além do ambiente acadêmico, garantindo maior participação e divulgação dos temas espeleológicos.

Já em 2025, a Claraboia foi idealizada durante o 19º Congresso Internacional de Espeleologia, a IV Claraboia, com o objetivo específico de oferecer ao público a oportunidade de acompanhar apresentações da SEE e de convidados realizadas no congresso, especialmente àqueles que não puderam estar presentes.

A IV Edição promoveu a divulgação de um conteúdo diverso, abordando temas como metodologias de mapeamento e processamento de dados, geologia e microbiologia, espeleogênese em quartzitos e arenitos, hidrossistemas subterrâneos e recarga de aquíferos e também a educação em espeleologia. A mediação foi realizada pela atual Diretora Científica da entidade, Beatriz Pires, e contou com nove palestras ministradas por oito palestrantes, organizadas da seguinte forma:

25 de agosto:

  • “Metodologias para topografia espeleológica desenhada à mão: integração de dados BRIC5 pós-processados com TOPGRU” e “Topografia espeleológica planimétrica por trilateração” – Marcelo Taylor

“Enxofre na Formação Salitre, Carste da Bahia: origem, microbiologia, espeleogênese e depósitos minerais” – Tom Morita

27 de agosto:

  • “Caverna siliciclástica ou mina de diamante? O caso do Canal da Fumaça, Vila de Igatu, Chapada Diamantina – Bahia, Brasil” – Raphael Parra
  • “Espeleogênese em quartzitos no sudoeste do Parque Estadual do Ibitipoca” – Tiago Vilaça Bastos (Fox)

28 de agosto:

  • “Formas de recarga em um aquífero cárstico subjacente em Sete Lagoas – Minas Gerais, Brasil” – Pedro Henrique Assunção (Smigol)
  • “Hidrossistema de cavernas em quartzito confirmado por traçador corante fluorescente no Parque Estadual do Ibitipoca – Minas Gerais, Brasil” – Ana Eliza Cândido (BDF)

29 de agosto:

  • “SEE Educativa – Educação Ambiental sobre o Patrimônio Espeleológico” – Luiz Felipe Leite (Bunito)

“Cartilhas Didáticas: Ferramentas Essenciais para a Divulgação Espeleológica” – Mariana Barbosa Timo

Ao final do evento, os vídeos somaram mais de 300 visualizações e permanecerão disponíveis em playlist no canal oficial da SEE no YouTube, confirmando que a Claraboia cumpriu e seguirá cumprindo o seu objetivo de ampliar o acesso e ecoar os debates do congresso.

A SEE agradece a todo o público, especialmente à comunidade espeleológica, pelo apoio, pelas dúvidas e pelos comentários que enriqueceram as apresentações. O reconhecimento também se estende a todos os palestrantes, membros da entidade e convidados.

As reuniões da SEE acontecem todas as terças-feiras, às 19h30, na sala 34 do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, no Centro Histórico de Ouro Preto. Todos são bem-vindos!

Texto: Beatriz Pires

A programação completa pode ser acessada pela playlist do Youtube:IV Claraboia Espeleológica - "Ecoando o 19º Congresso Internacional de Espeleologia"