Nivelamento: Topografia Espeleológica - Julho/2024

Julho 6, 2024

niv

No dia 06 de julho de 2024, foi realizada uma atividade de nivelamento espeleotopográfico na gruta Cavemina, no Parque natural Municipal das Andorinhas (PNMA), em Ouro Preto - MG. A prática do nivelamento é constante na Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) e tem como objetivo apresentar o trabalho espeleológico, como mapeamento, exploração e segurança, aos membros recentes da entidade. No caso da excursão à Cavemina, também é oferecida a oportunidade de conhecer uma cavidade com condições peculiares em Ouro Preto.

A Cavemina é uma cavidade labiríntica natural formada em rochas quartzíticas, que sofreu alargamentos devido à mineração aurífera nos séculos XVIII e XIX. A cavidade se estende por mais de 500 metros, em condutos de teto baixo, com diversas marcas de picaretas, algumas visivelmente perceptíveis, enquanto em outras não é possível afirmar se foram formadas naturalmente ou não. Em algumas galerias, há “canaletas” artificiais, possivelmente relacionada à necessidade de desvio de fluxo hídrico. A cavidade está ativa,  com um curso d’água perene percorrendo grande parte do seu desenvolvimento.

Ressaltamos que estas atividades de nivelamento têm como foco o treinamento, e não uma espeleotopografia oficial. Dessa forma, ocorre a capacitação dos membros da SEE, com revezamento de funções, algo fundamental para a manutenção da qualidade dos trabalhos da entidade, especialmente em vista dos projetos atualmente em andamento.

Nesse encontro, a atividade foi iniciada com uma discussão sobre a formação de cavernas em quartzitos, seu histórico na mineração e questões relacionadas à proximidade da cavidade à cidade de Ouro Preto. Em seguida, foram apresentados diversos materiais utilizados no mapeamento, como bússolas, trenas a laser e, por fim, as diferentes funções desempenhadas pela equipe. Após toda a teoria, os participantes foram divididos em duas equipes: uma dando sequência ao mapeamento da cavidade e outra voltada para o treinamento das funções. A espeleotopografia da Cavemina ainda não foi finalizada e está prevista para as atividades do Projeto Cavernas da Cabeceira do Rio das Velhas.

A SEE agradece à gestão do PNMA, e à Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Ouro Preto pela comunicação eficiente.

 

Participantes SEE: Beatriz Pires, Bruno Diniz, Gabriela Viana, Nícolas Grossi, Pedro Pires, Pedro Raphael e Rafael Silva.

Texto: Beatriz Pires.