A Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) vem a público informar o encerramento do caso de fraude de cota racial envolvendo um ex-membro, anteriormente afastado, conforme mencionado na nota publicada em maio de 2022 pela diretoria 2021-2022.
Após a recente admissão, por parte do ex-membro, da prática de fraude de cota, as diretorias 2021-2022 e 2022-2023 deliberaram que os danos morais causados à entidade configuram infrações graves ao estatuto vigente. Em razão disso, foi decidida a expulsão definitiva do ex-membro e sua exclusão do quadro de sócios da entidade.
Conforme relatado na nota anterior, ao buscar esclarecimentos sobre o processo administrativo na universidade, a ouvidoria da PROGRAD informou que, devido ao caráter sigiloso, não concede acesso a esses processos. Além disso, destacou que as decisões finais são publicadas em boletins administrativos. Até o presente momento, não foram identificados registros relacionados a este caso nos boletins administrativos da UFOP.
As diretorias reconhecem que as decisões tomadas ao longo do caso foram tardias e se desculpam mais uma vez, sobretudo às pessoas diretamente afetadas pela situação.
Reiteramos que a SEE defende o uso adequado das cotas raciais, reconhecendo sua importância como instrumento essencial para a promoção de um sistema de ensino mais igualitário e inclusivo.