No dia 14 de Agosto de 2021, a Sociedade Excursionista Espeleológica (SEE) esteve presente no Parque Estadual do Itacolomi (PEIT), no Pico do Itacolomi, utilizando as trilhas como objeto de estudo para a viabilização de um projeto denominado “Caminhos de luz”. O projeto é uma parceria entre a SEE e Roberto Franco, geógrafo e fotógrafo, que em 2018 trouxe à prática sua idealização, inicialmente aplicada à trilha da Serra de São José, na região do Campo das Vertentes, em Minas Gerais. Esse trabalho foi inspirado em um evento realizado em 2015, no Matterhorn, uma montanha na cordilheira dos Alpes, situada na Suíça, próxima à fronteira com a Itália.
O objetivo do Caminhos de Luz é iluminar as trilhas do Parque do Itacolomi, que conduzem ao pico da montanha, utilizando fontes de luz artificial estrategicamente posicionadas para serem visíveis de diversos pontos da cidade de Ouro Preto, sem causar impactos ambientais à biodiversidade do parque. O projeto visa fomentar discussões sobre educação ambiental, conservação do patrimônio natural e tornar-se um atrativo turístico para a cidade, enriquecendo o imaginário coletivo de Ouro Preto, com base nas raízes excursionistas do grupo.
A SEE entrou em contato com a gestão do Parque e apresentou os resultados preliminares do projeto, que encontra-se em estágio inicial de desenvolvimento. A previsão é que o evento ocorra em 2022, buscando fortalecer a divulgação da entidade e do PEIB, destacando os encantos do pico e seu rico significado histórico, associado à mineração e ao desenvolvimento da região dos Inconfidentes. O evento será o quarto do tipo em todo o mundo.
Participantes: Bruno Neres Lopes, Cassiano Emílio da Silva, Deyvid Sampaio, Ícaro Assis Cruz, Lívia Tessarolo Zerbini Prandini, Lucas Soraggi Teixeira, Paulo Eduardo Santos Lima, Rafael Costa Cardoso, Roberto Franco, Wendy Tanikawa Yoshizumi.