A Ação Social Senhora Santana, em parceria com o Programa Embaixadores do Bem da Anglo American, promoveu um projeto de educação ambiental voltado aos moradores de Congonhas do Norte, MG. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Congonhas do Norte, Escola Estadual Capitão Miguel Jorge Safe, Centro Cultural Tapera Real de Conceição do Mato Dentro, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Parque Estadual da Serra do Intendente (PESI) e da Escola Brasileira de Espeleologia da Sociedade Brasileira de Espeleologia (eBRe/SBE).
Em parceria com a Escola Brasileira de Espeleologia (eBRe), foi elaborado o Curso de Introdução à Espeleologia, com o objetivo de conscientizar a comunidade local sobre a importância da conservação e valorização das cavernas da região.
O curso foi estruturado em três etapas:
- Parte teórica: Módulo "Despertar Espeleológico".
- Atividade de campo I: Visita à Gruta Curral de Pedras, no distrito de Santo Antônio do Norte (Tapera).
- Atividade de campo II: Visita às Grutas Furo dos Andorinhões e Arco do Planalto, no Parque Estadual da Serra do Intendente.
Além de promover o aprendizado prático e teórico sobre espeleologia, o curso buscou fomentar iniciativas como: Inserção do tema “cavernas” nas disciplinas escolares; Desenvolvimento de rotas turísticas envolvendo cavernas; Estímulo a programas de pesquisa científica em parceria com universidades; Promoção de capacitação profissional nas áreas de espeleologia e arqueologia.
O público-alvo do curso consiste em guias turísticos locais, professores, estudantes do ensino médio e superior, guarda parque e gestor de unidade de conservação, profissionais do setor mineral, um público diverso de mais de 20 participantes.
Atividades de Campo:
- Atividade de Campo I: Realizada no dia 21 de maio, na Gruta Curral de Pedras, na serra entre os municípios de Conceição do Mato Dentro e Congonhas do Norte (Tapera). A atividade abordou aspectos como geologia, geomorfologia, biologia, arqueologia e cartografia espeleológica, além de reflexões sobre os impactos ambientais causados pela visitação sem orientação adequada.
- Atividade de Campo II: Realizada no dia 11 de junho, nas Grutas Furo dos Andorinhões e Arco do Planalto, no Parque Estadual da Serra do Intendente. O objetivo foi consolidar os conceitos aprendidos anteriormente e encerrar o curso com a entrega dos certificados.
A SEE auxiliou nas atividades de campo, contribuindo com sua experiência em espeleologia e reforçando os conhecimentos técnicos, éticos e de segurança ensinados no curso. Além disso, destacaram a importância do trabalho em equipe e da preservação do patrimônio espeleológico.
Agradecemos às instituições pelo convite desta atividade, que foi muito enriquecedora aos membros participantes em poder colaborar em acender novas chamas pelo amor e a preservação as cavernas. Este projeto representa um marco no despertar da consciência ambiental e na valorização das cavernas locais, promovendo novas possibilidades para o desenvolvimento sustentável da região.
Ação Social Senhora Santana : Clóvis Isaias de Oliveira
Embaixadores do Bem: Lorena Oliveira Pires – Anglo American; Luiza Kelmer - SESI; Marcos Alexandre dos Santos – Parque Estadual da Serra do Intendente / Instituto Estadual de Floresta; Faustino Souza – Anglo American; Roberta Ferreira - Anglo American e Herlon Leal - Anglo American.
Escola Brasileira de Espeleologia (eBRe): Mariana Barbosa Timo e Carla Pereira
Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE): Deyvid Sampaio e Luiz Filipe S. S. Leite
Texto: Deyvid Sampaio, Lorena Pires e Luiz Filipe.