No dia 6 de dezembro de 2019, ocorreu a 7ª edição do projeto social “Universidade Desce o Morro - UDM”, iniciativa que busca aproximar os estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) da comunidade ouropretana através de atividades de recreação, educação, saúde entre outros. Desta vez, as ações ocorreram na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE/ Ouro Preto, como parte da comemoração das obras realizadas na instituição. A SEE participou mais uma vez, promovendo exposições e atividades interativas.
Na mesa da SEE, foram expostas peças de Museu Tecnico e Espeleológico da entidade, destacando a história da espeleologia nacional. Também foram apresentados equipamentos utilizados em atividades subterrâneas e amostras de espeleotemas que ilustam o ambiente das cavernas e o trabalho espeleológico. Além disso, os membros da SEE compartilharam com os participantes aspectos, curiosidade, fotografias, vídeos de nossas ações, promovendo uma interação rica e educativa.
Uma das atividades interativas de maior destaque foi a pintura em cartolina, fazendo alusão às pinturas rupestres encontradas em feições de ambientes cársticos. A atividade encantou os participantes e proporcionou uma vivência lúcida que conectou arte, ciência e história.
O projeto "Universidade Desce o Morro" tem cunho social de grande importância, reforça o papel social da universidade ao ir além do ambiente acadêmico e compartilhar com a comunidade o conhecimento e os resultados das ações realizadas dentro da instituição.