Nos dias 30 de outubro à 1º de novembro, em comemoração ao aniversário de 52 anos de fundação da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) e também dos 57 anos desde a realização da primeira travessia da Caverna do Diabo, foi realizado um evento comemorativo no Parque Estadual Caverna do Diabo, localizado no município de Eldorado, no estado de São Paulo.
De acordo com Zogbi e Auler (2006, p. 80):
“…em 28 de novembro de 1964, após inúmeras tentativas anteriores, Michel Le Bret e sua equipe realizaram a primeira travessia da Caverna do Diabo: entraram pela Gruta das Ostras, às 10 horas da manhã, e saíram às 18 horas pela Gruta da Tapagem”. (ZOGBI & AULER 2006, p. 80)”
Membros da Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) participaram do evento, representando a entidade na expedição. A travessia da caverna ocorreu no dia 31 de outubro, tendo início às 11h e foi finalizada por volta das 22h. Foram horas de caminhada e contemplação pelos salões e condutos da gruta, repleta de ornamentações, belíssimas formações cársticas em rochas carbonáticas e passagens com morfologias singulares.
A comemoração proporcionou uma interação enriquecedora da SEE com outros grupos de espeleologia do Brasil, além de oferecer a oportunidade de visitar a Gruta da Tapagem, conhecida por seu apelo turístico como a Caverna do Diabo.
Para além da travessia, os membros da SEE também visitaram o trajeto turístico da gruta Casa de Pedra, situada no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR). A gruta, de magnitude e formação exuberante, ostenta o maior pórtico do mundo, medindo cerca de 216 metros de altura.
A SEE expressa seus agradecimentos à SBE, aos guias de turismo, à Seção de Espeleorresgate da SBE (SER), e aos diversos grupos espeleológicos envolvidos, em especial: ao Grupo Estudos Ambientais Serra do Mar (GESMAR), ao Espeleo Grupo Rio Claro (EGRIC), ao Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas, ao Grupo Espeleológico de Apiaí (GESAP), ao gestor Ives Arnone e funcionários do Parque Estadual Caverna do Diabo, pela realização do evento e da expedição. A SEE também agradece ao guia e biólogo Eduardo (@edupetar) pela apresentação enriquecedora durante a visita ao PETAR.
Participantes: Icaro Assis, Guilherme Augusto, Mariana Timo, Priscila Gambi e Wendy Tanikawa.