Nivelamento: Espeleovertical, SEE e Bambuí - Agosto/2017

Agosto 30, 2017

f5

Entre os dias 25 e 27 de agosto de 2017, em Ouro Preto – MG, o Grupo Bambuí promoveu um treinamento de Espeleovertical para os integrantes da SEE e demais interessados, como forma de preparação para o VIII Curso Básico de Espeleo resgate, a ser realizado entre os dias 7 e 15 de outubro no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, Januária – MG.

O curso foi ministrado por Tiago Vilaça Bastos e Leandro Maciel, que apresentaram os fundamentos das técnicas verticais na sede da SEE, no Museu de Ciência e Tecnologia da Escola de Minas de Ouro Preto, na Praça Tiradentes de Ouro Preto. As atividades práticas ocorreram no Parque Natural Municipal Cachoeira das Andorinhas (PNMA).

O curso foi dividido em duas partes:

1) Ensinamentos teóricos básicos sobre espeleovertical, que incluem: segurança e filosofia; nós em corda (azelha, oito duplo, coelho, pescador duplo, prusik, marchard, UIAA, nó de fita); equipamentos necessários (cordas, fitas, cadeirinhas para espeleologia e peitorais, malha rápida, mosquetões, cabos-vida ou longe, capacete, descensores, auto-blocantes para subida, estribo, martelo e batedor, grampo de expansão, plaquetas/chapeletas, roldanas); técnicas de ancoragens, fracionamentos e desvios; técnicas de descida; técnicas de subida e técnicas de inversão de sistema de descida para subida;

2) Ensinamentos práticos básicos sobre espeleovertical, que incluem: utilização de nós e sistemas de ancoragem (nós de fita em pontões de pedra, nó borboleta para instalação de backups, nó oito duplo, nó orelha de coelho e ancoragens móveis); técnicas de subida, descida, inversão, fracionamento e desvio; técnicas de instalação de ancoragens fixas com o uso de martelo, batedor, grampo de expansão ou spits e plaquetas/chapeletas.

O curso proporcionou o aperfeiçoamento das técnicas verticais dos membros da SEE e estimulou os participantes a aplicarem os conhecimentos obtidos nos treinamentos, sempre com segurança e atenção durante as atividades, montagem de equipamentos e instalação de ancoragens.

Nossos sinceros agradecimentos ao Grupo Bambuí de Pesquisas Espeleológicas, em especial a Tiago Vilaça Bastos e Leandro Maciel, monitores capacitados que puderam transmitir ao máximo os conhecimentos acerca das técnicas verticais.

Monitores: Tiago Vilaça Bastos e Leandro Maciel.

Participantes: Guido Henrique Goris Vernooy, Débora Lara Pereira, Wendy Tanikawa Yoshizumi, Bruno Diniz Costa, Syro Gusthavo Lacerda, Paulo Eduardo Santos Lima e Afrânio Alves de Freitas.