V Expedição do Projeto "Cadastro e Avaliação dos Aspectos Espeleoturísticos das Cavernas do PEIB - MG"

Novembro 2, 2021

ibiturHá mais de 7 anos, a Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) vem desenvolvendo pesquisas e trabalhos no rico patrimônio espeleológico do Parque Estadual do Ibitipoca (PEIb). No âmbito do projeto atual, um dos objetivos principais é a atualização do banco de dados espeleológico do parque, incluindo a realização de espeleotopografias de cavidades relevantes, segundo metodologia padronizada.

Entre os dias 28 de outubro e 2 de novembro de 2021, foi realizada mais uma expedição ao PEIb, contando com a participação de 13 membros da SEE. Os principais objetivos desta etapa incluíram: Finalizar topografias antigas. Iniciar novos mapeamentos. Levantar dados relacionados à espeleogênese.

Nesta etapa, foram mapeados 827 metros de desenvolvimento horizontal (DH) da Gruta das Bromélias, concretizando a finalização de seu mapa, a cavidade é até então a segunda maior da unidade de conservação ficando atrás apenas da gruta Martimiano II, que é a maior caverna do Brasil em rocha quartzítica com 4.170 metros. Também foi realizada a topografia da gruta A4_02, ainda não nomeada, com aproximadamente 200 metros de desenvolvimento. Além disso, iniciou-se o mapeamento da gruta das Abelhas.

Quanto aos estudos geoespeleológicos, foram realizadas análises do arcabouço estrutural das cavidades Martimiano II, Bromélias e Manequinho, definido algumas relações e posições dentro do contexto estrutural, além da caracterização petrográfica que permitirá a elaboração de um modelo espeleogenético em escala local e regional.

Dentro dos próximos meses, será realidzada a espeleometria das cavidades topografadas e divulgado o novo mapa da gruta das Bromélias juntamente com seus dados topográficos. A SEE agradece imensamente ao apoio da gestão do Parque do Ibitipoca, Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais e seus funcionários em nossos estudos e trabalhos que se manterão ativos.

 

Participantes: Amanda Caporali ,Alice Mendes, Ana Eliza Medeiros, Gabriel Lourenço (Bob), Guilherme Passos, Leandra Nolasco, Lucas Soraggi(Flash), Luiza Clemente (Misê), Maria Isidora (Zizi), Pamela Bargamini, Rafael Oliveira, Tiago Vilaça (Fox), Vitor Martins (Pará).

 

O financiamento deste projeto se deu através do Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica (TCCE) nº 02/2018 firmado entre a Anglo American Minério de Ferro do Brasil S.A. e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CECAV/ICMBIO). O recurso financeiro foi gerido pela Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Itabirito (Adesiap). O trabalho foi executado segundo a licença 041/2019 do IEF.

logologologologo