VII Encontro Mineiro de Espeleologia - SBE e SEE, Ouro Preto - MG

Agosto 31, 2014

a

Entre os dias 27 a 31 de agosto, foi realizado o VII Encontro Mineiro de Espeleologia (7ºEMESP), em Ouro Preto/MG, sob realização da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) e organização da Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) e o Grupo de Extensão e Pesquisas Espeleológicas (GUANO SPELEO), tendo como tema “Cavernas em Rochas Não Carbonáticas”.

O cronograma do evento se dividiu em três etapas:

O Pré-EMESP, nos dias 27 e 28 de agosto, nos quais foram realizadas visitas técnicas a Gruta do Muro – Parque Estadual da Serra de Ouro Branco, a Gruta Kiwa – Parque Estadual do Itacolomi, ao GOGÔ – Parque Arqueológico de Mariana e um Mini-curso de Topografia subterrânea em ambientes com interferência magnética sem utilização de bússola, cuja prática foi realizada em uma mina de ouro subterrânea do século XVII/XVIII – Mina do Dú.

O EMESP ocorreu nos dias 29 e 30 de agosto no Departamento de Geologia da Universidade Federal de Ouro Preto (DEGEO/UFOP). Nesse período foram realizadas palestras e mesas redondas com a presença de profissionais da área, cujas discussões tinham como eixos temáticos: a espeleologia local, regional e nacional; ocorrências cársticas em rochas não carbonáticas; legislação ambiental IN/MMA 02 de 20/08/2009 e atualização do Cadastro Nacional de Informações Espeleológicas-CANIE.

O Pós-EMESP, no dia 31 de agosto, que consistiu em três visitas técnicas: Matinha/Pico Itacolomi – Parque Estadual do Itacolomi, Trilha Real: Pedra de Amolar/Parque Natural e Municipal das Andorinhas, e Cavernas em minério de ferro do Parque Estadual do Rola Moça. Além dessa programação o evento contou com a exposição do Museu Itinerante da Sociedade Excursionista e Espeleológica.

O VII Encontro Mineiro de Espeleologia ultrapassou as fronteiras de Minas Gerais e contou com a presença de 177 participantes de diferentes locais do Brasil, dentre estes grupos espeleológicos, comunidade científica e acadêmica da área, profissionais do mercado como de empresas dos setores geológico, mineral, de meio ambiente e de engenharia no geral, além de estudantes e demais interessados. Desta forma, a comissão organizadora agradece a todos os patrocinadores, palestrantes e participantes, e ao DEGEO/UFOP, por acreditarem e possibilitarem a realização de um evento de grande sucesso.

 

Texto: Lorena Pires e Erika Ribeiro