No dia 22 de outubro de 2018, a Sociedade Excursionista e Espeleológica (SEE) recebeu em sua sala na Escola de Minas a visita do ilustre professor André Prous, arqueólogo do Departamento de Antropologia e Arqueologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Prous participou da “Missão Arqueológica Franco-Brasileira de Lagoa Santa”, durante a escavação do esqueleto batizado com o nome de Luzia, um fóssil recentemente considerado perdido durante o incêndio do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Nesta oportunidade, pudemos apresentá-lo ao esqueleto encontrado pela SEE em 1954 na região de Lagoa Santa, que hoje está em exposição no Museu de Ciência e Tecnologia da Escola de Minas, também com datação entre 10.000 e 12.000 anos.
O Professor ouviu com atenção sobre os atuais projetos desenvolvidos pela SEE, mostrando particular interesse pelos projetos nas áreas históricas da mineração colonial. Ficamos honrados com a visita e mais ainda ao saber que, desde a sua chegada em Minas Gerais nos anos 70, já ouvia relatos de importantes expedições realizadas pela SEE e do pioneirismo da entidade no estudo das cavidades brasileiras.
Texto: Cláudia Pessoa.